Academia do Skate oferece aulas e palestras gratuitas
Projeto, financiado pela lei estadual de incentivo ao esporte, já beneficiou cerca de quatro mil jovens
Juiz de Fora é a primeira cidade do interior de Minas Gerais a receber, até dia 18 de março, o projeto Academia do Skate, com aulas e palestras gratuitas sobre o esporte. Financiada pela lei estadual de incentivo ao esporte, a iniciativa já beneficiou quatro mil jovens na região Metropolitana de Belo Horizonte. Para participar, não é preciso ter skate, pois o projeto disponibiliza os equipamentos necessários.
”A cidade de Juiz de Fora tem uma cena do skate muito forte, tanto que possui grupos organizados para a prática e boas pistas espalhadas pela cidade. Por isso, o projeto chega para somar, sendo a oportunidade de primeiro contato com o esporte para vários jovens. Temos que lembrar que não é um esporte tão acessível no início, pois é preciso ter o skate para praticar. Então, o projeto possui toda a estrutura de aula e empréstimo de material (skate e kit de segurança) para que o jovem possa experimentar a modalidade”, destaca o organizador do projeto Rafael Diniz. Ele diz ainda que a expectativa de público é atingir quatro mil jovens, assim como em Belo Horizonte.
Rafael destaca também que o projeto irá até as escolas públicas da cidade com realização de palestras e distribuição de DVDs sobre a prática esportiva. Segundo ele, já estão agendadas 40 visitas a partir de fevereiro. No dia 22 de fevereiro, o padrinho da iniciativa e hexacampeão mundial, Sandro Dias, o Mineirinho, estará em Juiz de Fora para participar de um rolê e bate papo com os skatistas. A pista, instalada próximo à portaria principal do Shopping Jardim Norte (entrada pela Avenida Brasil), permite mesclar duas das mais populares modalidades do skate: street e vertical. Durante as atividades, voltada para o público de 7 a 17 anos, alguns instrutores capacitados ficam à disposição das crianças e dos jovens.
Para participar, basta comparecer ao local e preencher na hora a ficha de inscrição. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou algum responsável para assinar o documento de inscrição. As oficinas duram cerca de 30 minutos, e cada criança pode participar de até duas aulas por dia. O número máximo de inscritos por oficina é 16. A estrutura funciona de terça à sábado, das 10h às 20h, e no domingo das 14h às 20h. Mais informações no site www.natividade.esp.br.