‘Edição Magnífica’ do Ibitipoca Off Road acontece no final de semana

Tradicional rally de regularidade tem recorde histórico de pilotos de motos


Por Vinicius Soares

15/08/2025 às 06h00

35ª edição do Ibitipoca Off Road começa no sábado
(Foto: Rodrigo Júnior)

Começa, no sábado (16), o 35º Pro Tork Ibitipoca Off Road (IOR), um dos principais rallys de regularidade do Brasil. A edição deste ano, batizada de “Edição Magnífica”, terá o número recorde de pilotos de motos participantes, 571, além de 45 competidores de carros e UTVs, somados. A largada acontecerá na Faculdade Suprema, no Bairro Salvaterra, Zona Sul de Juiz de Fora, a partir das 6h para as motos e, em seguida, às 9h para os demais.

No domingo (17), a largada das motos será às 6h30, tendo como ponto de partida o Alphaville Chalés, no distrito de Conceição de Ibitipoca, em Lima Duarte. Os carros partem do mesmo lugar, mas às 9h. A chegada será na Faculdade Suprema, a partir das 13h. A premiação de todas as categorias está marcada para 19h, com transmissão do canal oficial do IOR.

O coordenador do Ibitipoca Off Road, Manoel Resende, entende que, graças à qualidade da prova num todo, o IOR atrai pilotos de todo o Brasil. “A nossa região é muito propícia a esse tipo de esporte por ser bastante acidentada, montanhosa. É uma prova que a gente considera ‘andada’, ou seja, uma prova que vai para frente, com um roteiro mais simples de acompanhar. A gente moldou a prova para não ter problema de engarrafamento, atoleiro, coisas que prejudicam o andamento da competição e acaba por desanimar muitas pessoas”, afirma.

Manoel conta que, a cada edição, a organização busca montar percursos com elementos inéditos, como trilhas desativadas, por exemplo. “O trecho que vai de Lima Duarte a Ibitipoca é uma prova bastante seletiva, onde a gente buscou trilhas de 30 anos atrás. É um trajeto bem travado, relativamente curto, com cerca de 90 quilômetros, em que o piloto terá que mostrar sua capacidade de transformar obstáculos e de navegar”, revela o coordenador do IOR.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.