Carijó busca vencer fora de casa
O Tupi encara o embalado CRB hoje, às 21h, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), pela 16ª rodada da Série B com uma estratégia realçada no plano tático do seu onze provável. Objetivando a primeira vitória fora de casa na competição, o técnico alvinegro, Estevam Soares, fechou os dois últimos treinamentos, escondeu a escalação e testou o meia Octávio, possível estreante da noite, como falso 9 no ataque carijó. As mudanças na escalação não param por aí. Em virtude da suspensão do volante Marcos Serrato, que levou o terceiro cartão amarelo no último confronto, e necessidade de surpreender os alagoanos, terceiro colocados, com 28 pontos na tabela, e atrás da quarta vitória consecutiva, enquanto o juiz-forano ainda é vice-lanterna, com 12 pontos (a uma vitória do Goiás, primeiro fora da zona de rebaixamento), e mira o segundo triunfo seguido.
O meia Vinicius Kiss pode retornar ao time, como meia-ponta pela direita. Renan, Rafael Jataí, Jonathan e Gabriel Sacilotto integram o setor central do campo. O goleiro Rafael Santos, ainda com dores na região do abdôme, onde recebeu pancada contra o Ceará, deve ir para o jogo, com Glaysson como opção imediata. Procurando não cravar nenhuma questão de posicionamento, Estevam reiterou a importância do foco durante os 90 minutos.
“Nossa equipe, ao longo do campeonato, deu mostras de uma desconcentração em determinados momentos, o que causou-nos causou um prejuízo muito grande. Com três zagueiros ou dois, temos trabalhado muito a cabeça dos atletas. Não podemos ficar brisando em campo, que é quando aquele cara está olhando para o torcedor, para ver se a mulher está lá em cima, o filho, o pai, a mãe, o irmão, e esquece de olhar o principal, ou seja, nós estamos atacando, mas fatalmente iremos perder a bola, e quando perdermos vamos ter que estar bem posicionados e a equipe deles bem marcada para que se evite o contra-ataque”, projetou.
Os números como visitante na Série B fortalecem a necessidade de mudança comportamental carijó. Em sete jogos disputados longe de casa, o Tupi conquistou apenas um empate diante do Criciúma (2 a 2), tendo sido derrotado nas outras seis oportunidades. Já o CRB como mandante acumula campanha de quatro vitórias e duas derrotas, apostando no poder ofensivo liderado, após a saída do artilheiro Lúcio Maranhão, pelo centroavante Zé Carlos – o Zé do Gol – que foi promovido ao futebol profissional curiosamente sob o comando o atual técnico carijó.
Ficha técnica
CRB: Júlio; Bocão, Jussani, Boaventura e Diego; Olívio, Galdezani e Magrão; Luidy, Zé Carlos e Welinton. Técnico: Mazola Júnior
Tupi: Rafael Santos (Glaysson); Douglas, Rodolfo Mol, Gabriel Santos e Bruno Costa; Renan e Rafael Jataí; Vinicius Kiss, Gabriel Sacilotto e Jonathan; Octávio. Técnico: Estevam Soares
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)