Com profissional formado na UFJF, CBF realiza treinamento intensivo de árbitros na Granja Comary

Encontro reúne 62 profissionais para aprimoramento técnico, físico e psicológico


Por Tribuna

10/10/2025 às 12h35

Com ex-UFJF, CBF realiza treinamento intensivo de árbitros na Granja Comary
Foto: Leonardo Costa/Arquivo TM

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoverá, a partir deste domingo (12), a 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Esta será a primeira vez que o centro de treinamento da seleção brasileira sediará o encontro, realizado durante a pausa para a Data Fifa. Os treinamentos serão acompanhados pela Comissão de Arbitragem da CBF, presidida por Rodrigo Cintra, e pelo vice, Marcelo Van Gasse, profissional formado na UFJF, com a colaboração de instrutores como Luís Flávio de Oliveira e Péricles Bassols.

Participarão 62 árbitros, assistentes e profissionais de vídeo, que passarão por uma semana de atividades teóricas e práticas voltadas ao aperfeiçoamento técnico e físico nas fases decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A CBF também incluiu, pela primeira vez, um trabalho voltado à psicologia esportiva, conduzido por João Ricardo Cozac, pós-doutor na área com experiência em diversas modalidades.

Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, a iniciativa faz parte de um projeto contínuo de capacitação. “Desde o início da nossa gestão, a arbitragem é tratada como prioridade. Esta Concentração na Granja Comary é mais um passo dentro do nosso projeto estruturado de educação continuada para a categoria. Qualificação é resultado de tempo, método e investimento. Estamos oferecendo o melhor ambiente e estrutura possíveis para profissionais que fazem parte da CBF”, afirmou.

A atual edição ocorre em um momento de forte pressão sobre a arbitragem nacional. Após o clássico entre São Paulo e Palmeiras, o árbitro Ramon Abatti Abel (Fifa-SC) foi afastado e denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após reclamações do clube tricolor sobre supostos erros na partida.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe, com informações do Estadão Conteúdo

Tópicos: arbitragem / cbf / fifa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.