Tupi vence União Luziense por 2 a 1 e se classifica para o hexagonal final do Mineiro

Com resultado, Galo Carijó termina na primeira colocação do Grupo A; Coimbra e Novo Esporte também garantem vaga


Por Davi Sampaio

11/10/2025 às 17h15

O Tupi venceu o União Luziense por 2 a 1 na tarde deste sábado (11), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em jogo válido pela última rodada da fase inicial da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Os gols da equipe de Juiz de Fora foram marcado por Gustavo e Lucas Inácio, enquanto Kaike descontou para o time visitante. Conforme a assessoria do Alvinegro, o público chegou a 1398 torcedores, sendo 1270 pagantes.

Com o resultado, o Galo Carijó chegou a doze pontos e se classificou na primeira colocação do Grupo A. Agora, o clube espera a divulgação do calendário para saber os próximos jogos, já no hexagonal final da competição. Também classificaram na chave o Coimbra e o Novo Esporte. Já no outro grupo, avançaram Boa Esporte, Essube e Paracatu.

Escalações

Sem o zagueiro Victor Gabriel, suspenso, e o meia Gabriel Planta, lesionado, o técnico Raphael Miranda escalou o Alvinegro com João Caniato, Lucas Bahia, Renan Tavares, Vinicius Fialho e Lucas Inácio; Figueiredo, Paulo Victor e Gustavo; Schimaltz (Guilherme), Juan Rocha e Mosquera.

Já o treinador Walter Clementino mandou o time a campo com Vinicius, Allan, Carlos Henrique, Luiz Felipe e José; Eduardo, Miguel e Kaike; Pedro Lucas, Eduardo Henrique e Kauan.

Primeiro tempo

Logo com 3 minutos, o União Luziense teve uma chance muito perigosa. Após boa jogada pela direita, a bola chegou na esquerda para Eduardo, que acertou um chute cruzado muito perto do ângulo. Quando o placar marcava 6 minutos, a chuva começou a apertar, deixando o gramado com poças.

Durante os primeiros 25 minutos, foi o União Luziense quem teve a posse de bola. O Tupi não conseguiu chutar a gol: a única possível chance foi quando Juan Rocha trouxe da direita, cortou dois, mas acabou travado na hora da finalização, aos 14 minutos.

A postura do Carijó na marcação era de se posicionar, com todos os jogadores, quase atrás da linha de meio-campo. Em nenhum momento, os atacantes buscavam pressionar os zagueiros do União Luziense. Aos 26, outra chance do time visitante. Kaike, de muito longe, chutou forte, e a bola passou ao lado do gol de Caniato.

Mas aos 28, o Tupi teve a chance mais perigosa do jogo. Juan Rocha fez excelente jogada pela direita, tirou de um e cruzou rasteiro para o meio da área. Paulo Vitor bateu de primeira e o goleiro fez uma bela defesa, espalmando para escanteio.

Na segunda metade, o Tupi conseguiu ter mais a bola. Uma das oportunidades foi com Lucas Bahia, em um chute forte de fora da área, por cima do gol. Zero a zero na primeira etapa.

Já aos 43 minutos, o Tupi abriu o placar. Em saída de bola do União Luziense, o camisa 5, Eduardo, recebeu de costas e foi surpreendido por Gustavo, que recuperou e chutou. A bola pegou no goleiro ainda antes de entrar. Tupi 1 x 0 União Luziense.

 

tupi leo 2
Foto: Leonardo Costa

Segundo tempo

Com 2 minutos, o Tupi quase ampliou o marcador. Paulo Vitor fez boa jogada pela direita e tocou rasteiro para a entrada da área. Juan Rocha dominou, cortou para a perna boa e bateu forte, cruzado, e a bola saiu muito perto do gol. Aos 5, Juan Mosquera ganhou do zagueiro e saiu de frente para o gol, mas o goleiro fez excelente defesa.

No decorrer da segunda etapa, o Tupi buscou ficar com a bola e trocou passes no campo de defesa. Já o União Luziense não tinha força para atacar e se defendia. Aos 19 minutos, Guilherme cobrou escanteio e Lucas Inácio subiu muito para cabecear a bola para o fundo das redes. Tupi 2 x 0 União Luziense.

Em sua primeira oportunidade no segundo tempo, o União Luziense descontou. Após boa jogada pela esquerda e cruzamento na área, Vinicius Fialho afastou e a bola sobrou no pé de Miguel na entrada da área. Ele bateu de primeira, a bola desviou em Renan e morreu no fundo das redes de Caniato. Tupi 2 x 1 União Luziense.

Depois disso, o jogo ficou morno. Cansado, o Tupi não criava. Da mesma forma, o União Luziense pouco assustava. Dessa forma, o placar continuou o mesmo. Fim de jogo, Tupi vence o União Luziense por 2 a 1 e está classificado para o hexagonal final da competição.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.