Sport Club inicia trajetória na fase final do Mineiro de base após melhor campanha
Etapa decisiva do Módulo II do estadual começa neste domingo; diretor diz que logística e rotina de treinamentos são essenciais
O Sport Club Juiz de Fora terminou a fase de grupos do Módulo II do Campeonato Mineiro de base com a melhor campanha isolada – foram 51 pontos somados nas categorias sub-15 e sub-17. Em 20 jogos no total, o Verdão da Avenida conquistou 16 vitórias, três empates e apenas uma derrota. No sub-15, a equipe alcançou 28 pontos, com nove vitórias e um empate. Já no sub-17, o desempenho resultou em 23 pontos, após sete vitórias, dois empates e uma derrota. Ambos os times foram líderes de seus grupos. Agora, a partir deste domingo (12), a equipe inicia a campanha na fase decisiva do torneio.
A sequência decisiva no octogonal começa em casa, no Estádio Municipal de Juiz de Fora. O Sport enfrenta o Nacional de Visconde do Rio Branco neste domingo, às 14h e 16h, seguido por Contagem, no dia 18, Essube, no dia 26, e Minas Bocas, em 2 de novembro.
Fora de seus domínios, o time encara o Pouso Alegre em 8 de novembro, o Novo Esporte, no dia 15 do mesmo mês, e encerra sua participação diante do Dínamo, no dia 29, na cidade de Itabirinha. Todas as rodadas reúnem as duas categorias em duelos duplos. Esse desempenho marca o retorno do Sport Club Juiz de Fora ao Campeonato Mineiro de base após 12 anos sem disputar a competição.
“Parabenizo os atletas pela dedicação, treinam cinco a seis vezes na semana. Um primeiro lugar geral mostra que houve uma construção muito sólida”, destaca Diego, diretor de esportes do Sport Club e CEO da RD Performance Esportiva, responsável pela gestão das categorias de base. Segundo ele, “o trabalho é bem desenvolvido, de excelência da comissão técnica. Entenderam a competição e o nível do nosso grupo”.

O dirigente diz que a logística e a rotina de treinamentos são os fatores determinantes para o sucesso do Verdão da Avenida. “Tivemos muito cuidado com hotéis, transporte e alimentação. Queremos que eles cheguem descansados e nutridos para performar. Além disso, temos um quadro de treinamento semanal, com estratégias. Separamos um dia para analisar o adversário e montar o time de acordo com ele. Na semana de pré-jogo, fazemos essas análises com vídeos”, explica.
Outro ponto-chave, na visão do diretor, é ter jogadores já identificados com o clube. “Temos muitos atletas que já estavam ou passaram na nossa base. Isso facilita no processo de ensino-aprendizado, principalmente no alto rendimento. Os jogadores já sabem o padrão, o comportamento e o entendimento do jogo”, entende Diego, que acrescenta o fato de 95% dos atletas serem de Juiz de Fora.
Sport no octagonal
O dirigente destaca que a liderança geral conquistada na primeira fase traz uma vantagem importante para o Sport Club Juiz de Fora, permitindo a equipe fazer quatro jogos em casa no octogonal. “É outra competição. Foram os melhores que classificaram. Temos que manter o nível alto de concentração e a mentalidade vencedora”.
Questionado se o Sport é favorito, o diretor enxerga que todo time do octogonal tem o desejo do acesso e de ser campeão. “Conosco não é diferente, temos a ambição alta, acreditando no nosso potencial. Vamos batalhar e entregar a melhor versão. O acesso é importante para o futebol da cidade. Por isso, convido a população a vivenciar isso conosco. Queremos ser mais uma ferramenta esportiva da cidade, não rivais. Se unificarmos processos, conseguiremos ampliar o futebol local. Está tudo muito legal, é importante o incentivo”, clama.