Novo coordenador de arbitragem da CBF apitou jogo em JF com melhor do mundo em quadra

Rodrigo Cintra e juiz-forano Marcelo Van Gasse foram os árbitros da partida do Vasco de Manuel Tobias, Lenísio e Vander Carioca contra a seleção local


Por Davi Sampaio*

21/02/2025 às 06h00

O novo coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Cintra, apitou um jogo de futsal em Juiz de Fora há 24 anos, o qual contou com a presença do melhor do mundo da modalidade à época, Manoel Tobias, além de Lenísio e Vander Carioca, também ídolos com a amarelinha. O duelo foi entre Vasco da Gama e Seleção de Juiz de Fora no dia 2 de fevereiro de 2001, na quadra do Sport Club, conforme arquivo da Tribuna de Minas.

Quem também estava na equipe de arbitragem era o juiz-forano Marcelo Van Gasse, bandeirinha renomado no futebol nacional e com participações em Copa do Mundo. Ele também foi anunciado como membro do comitê consultivo da CBF, junto do italiano Nicola Rizzoli, do argentino Néstor Pitana, e dos brasileiros Luiz Flávio de Oliveira e Emerson Filipino, esse último formado em educação física na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assim como Cintra.

Cintra e Tobias
Rodrigo Cintra é o novo coordenador de arbitragem da CBF (Foto: Jo Marcone/CBF)

À época, a seleção de Juiz de Fora, que se preparava para a disputa da Copa TV Panorama, era dirigida pelo técnico Helder de Moura. O elenco contava com os atletas Júnior, Piu-Piu e Leandro (goleiros), Bill, Tito, Michel e Pito (fixos), Daniel, Galocha, Cristiano e Giovane (alas), Túlio, Toninho e Pigoto (pivôs).

Conforme o fotojornalista da Tribuna de Minas, Leonardo Costa, o amistoso teve boa presença de público, devido à vinda, principalmente, de Manoel Tobias, artilheiro nos Mundiais da Espanha, em 1996, e da Guatemala, em 2000. “O ginásio estava muito cheio, Tobias era destaque nacional. Isso movimentou o meio esportivo da cidade, você via desde crianças até idosos na arquibancada. Lembro que o grande nome do time de Juiz de Fora era o Pito, fixo”, conta.

O evento foi organizado pelo coordenador da seleção local, Jorge Alves, com apoio da Liga de Futsal e da Prefeitura de Juiz de Fora. Os ingressos custaram R$ 5 e a programação ainda contou com quatro preliminares: Sport e Tigre (iniciantes), Acadêmicos e São Mateus (pré-mirim), Juiz de Fora e Magnólia-Petrópolis (juvenil) e Sport e Acadêmicos (infantil).

Cintra e Tobias. Foto Arquivo TM
Evento foi destaque na editoria de esportes da Tribuna de Minas (Foto: Arquivo TM)

Mudanças na CBF

Na semana passada, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, promoveu mudanças na estrutura da arbitragem brasileira. Houve a demissão de Wilson Luiz Seneme do comando da arbitragem e a criação de um comitê consultivo permanente para acomodar o que chamou de “especialistas internacionais”. Cintra, formado na UFJF, é o novo coordenador. Van Gasse e Filipino, também ex-estudantes em Juiz de Fora, compõem o comitê consultivo.

Na visão de Ednaldo, a nova comissão é multidisciplinar e técnica. “A CBF tira aquele papel de haver um condutor de tudo que possa estar na arbitragem e expande para que sejam pessoas com total conhecimento e disciplina para, de forma conjunta, encontrar a melhor solução para o futebol brasileiro”, disse.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.