Tombense e Athletic estreiam no Campeonato Mineiro neste fim de semana

Equipes da região iniciam o estadual com o objetivo de chegar às semifinais


Por Davi Sampaio

08/01/2026 às 07h00

O Campeonato Mineiro de 2026 começa neste sábado (10) e terá, mais uma vez, Tombense e Athletic como representantes da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, respectivamente, na elite estadual. Inseridos em um formato com 12 clubes divididos em três grupos, os times não enfrentam adversários da mesma chave na primeira fase e buscam uma das quatro vagas nas semifinais – destinadas aos líderes dos grupos e ao melhor segundo colocado geral.

Com final prevista para o início de março, o Estadual mantém semifinais em jogos de ida e volta e decisão em partida única no Mineirão. Em 2020, o Tombense conseguiu chegar na final, mas foi derrotado pelo Atlético-MG. Já o time de São João del-Rei não avançou até a decisão do troféu.

Tombense chega em processo de reformulação

Rebaixado da Série C no ano passado, o Tombense anunciou a contratação do técnico Cristóvão Borges, ex-Vasco, Flamengo e Corinthians, além de uma série de jogadores, de todos os setores do campo. Para o gol, os responsáveis serão Davi Schneider, Douglas Marques e Matheus Aurélio. O sistema defensivo também recebeu reforços, com o lateral-direito Auro Jr., os laterais-esquerdos PH e Xavier, além dos zagueiros Diego Leandro, Wesley Martins e Breno Roma.

No meio-campo, o Tombense confirmou os meio-campistas Cleiton e Pedro Oliveira, além dos volantes Dyego e João Vitor. Já o setor ofensivo contará com Jefferson Renan, Rafinha, Luiz Felipe, Jupi, Ronald e Felipinho.

A equipe estreia fora de casa, contra o Uberlândia, no dia 10, e terá pela frente confrontos de peso diante de Cruzeiro e Atlético, além do duelo regional contra o Athletic, marcado para dia 14 fevereiro, em São João del-Rei.

tombense. foto victor souza
Tombense anunciou 19 jogadores até o momento (Foto: Victor Souza)

Athletic busca protagonismo entre os clubes do interior

O Athletic, de São João del-Rei, inicia o Campeonato Mineiro de 2026 em busca de voltar às semifinais, já que, no ano passado, acabou eliminado na fase de grupos. O clube ganhou força após se livrar do rebaixamento da Série B do Brasileirão de 2025 na última rodada, mantendo o português Rui Duarte no comando técnico.

Na primeira fase, o Athletic terá desafios importantes fora e dentro de casa, incluindo confrontos contra América, Atlético-MG, Uberlândia e o próprio Tombense. Jogando no Estádio Joaquim Portugal, o time aposta na força como mandante para somar pontos decisivos na classificação geral. A estreia é no domingo (11), contra o América-MG, na Arena Independência.

Até o momento, o clube anunciou dois reforços: o volante colombiano Gian Cabezas, ex-Deportivo Cali, da Colômbia, e Alverca, de Portugal e o atacante Leandro Alves, que estava no no Qingdao Red Lions, da China, e com passagens no futebol portugûes, em clubes como Rio Ave e União Santarém.

athletic 2
Athletic se salvou na Série B de 2025 e busca fazer boa campanha estadual (Foto: Reprodução/Instagram)

Troféu Inconfidência

O Troféu Inconfidência é uma competição organizada pela Federação Mineira de Futebol que reúne os clubes que terminam do quinto ao oitavo lugar na fase classificatória do Campeonato Mineiro. A disputa é, tradicionalmente, uma chance para equipes do interior conquistarem um título estadual e garantirem vaga na Copa do Brasil, além de disputar uma taça de prestígio fora da luta pelo título principal do Mineiro.

Desde a sua criação em 2020, o torneio já teve diversas edições. Na primeira, o Uberlândia foi campeão. Em 2021 o título ficou com o Pouso Alegre e em 2022 quem ergueu a taça foi o Democrata-GV. Em 2023 o Tombense conquistou o Inconfidência ao derrotar o Villa Nova, garantindo presença na Copa do Brasil daquele ano.

O Athletic, por sua vez, se destacou nas edições mais recentes. O clube conquistou o Troféu Inconfidência em 2024 ao dominar o Pouso Alegre na final, e repetiu o feito em 2025 ao vencer o Uberlândia na decisão. Com essas duas conquistas consecutivas, o time de São João del-Rei se tornou o maior campeão da competição até então, com dois títulos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.