Juiz-forano disputa o Mundial de curling com a seleção brasileira
Pedro Ribeiro é o capitão da equipe que participará da competição na Finlândia
Após participar da disputa do curling dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em janeiro deste ano, e conseguir a primeira vitória do Brasil na modalidade, o juiz-forano Pedro Ribeiro, capitão da seleção brasileira com apenas 15 anos, terá mais um grande desafio pela frente: o Campeonato Mundial Júnior-B, que será realizado deste domingo (8) ao dia 19 de dezembro, em Lohja, na Finlândia. Na competição, os dois melhores irão para a Primeira Divisão do ano que vem. O Brasil está no Grupo C, juntamente com Áustria, Quênia, Coreia do Sul, Letônia, Polônia e Suécia.

Luciana Ribeiro, mãe de Pedro, é grande apoiadora do filho na prática do curling. Ela afirma que o jovem já superou suas expectativas por fazer parte de um time com atletas mais velhos e, mesmo assim, permanecer como o capitão da seleção. “Não imaginava que se qualificariam para o Mundial Júnior. Eu só tenho a agradecer à antiga técnica deles, Isis Oliveira, e ao atual coach canadense, Logan Miron, por acreditarem e investirem em nossas crianças. Só de levar nossa bandeira ao Mundial num esporte totalmente novo para nós brasileiros já supera todas as minhas expectativas”, afirma.
Preparação intensa
Conforme explica Luciana, os atletas vêm se preparando para o Mundial em quase todos os dias da semana, com exceção das segundas-feiras, desde o começo da temporada, no fim de setembro. “(Eles) participaram de campeonatos e Pedro ainda treina a modalidade doubles também, que terá seu primeiro Mundial de Mixed Doubles em Edmonton, no Canadá, em julho do ano que vem. Apenas um brasileiro terá a chance de representar o Brasil, e Pedro tem grandes possibilidades”, conta.
Feito histórico
Em janeiro deste ano, durante os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que foi realizado em Gangwon, na Coreia do Sul, Pedro, juntamente com seus companheiros de seleção, protagonizaram um momento histórico para o esporte brasileiro: a primeira vitória do país na modalidade em uma edição das Olimpíadas. Na ocasião, a equipe tupiniquim venceu a Alemanha por 6 a 4.
*estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: curling / mundial de curling / seleção brasileira