Tupi inicia caminhada na Terceirinha contra o Novo Esporte

Galo Carijó mira retorno ao Módulo II após rebaixamento histórico


Por Vinicius Soares

06/09/2025 às 08h00

Tupi estreia na Terceirinha contra o Novo Esporte
Preparação para a Terceirinha acontece há mais de um mês (Foto: Leonardo Costa)

Após um ano e dois meses desde o rebaixamento no Módulo II do Campeonato Mineiro, o Tupi volta a disputar uma partida oficial no sábado (6). O Galo Carijó enfrenta o Novo Esporte, no Estádio Dr. Adilson Machado de Tavares, em Itabirinha, às 15h30. O jogo é válido pela segunda rodada do Grupo A da Segunda Divisão do estadual, a popular “Terceirinha”. Esse será o primeiro embate entre as equipes na história. A partida será transmitida pela Rede Minas e pelo YouTube da Federação Mineira de Futebol (FMF).

Enquanto o Tupi faz sua estreia na competição, o Novo Esporte entrou em campo na segunda-feira (1º). A equipe de Itabirinha foi a Betim enfrentar o União Luziense e venceu por 1 a 0, gol marcado aos sete minutos do primeiro tempo por Victor Lima. Com o resultado, a agremiação ocupa a terceira posição do Grupo A, atrás de Coimbra e Inter de Minas, que levam vantagem nos critérios de desempate.

Para o técnico do Tupi, Raphael Miranda, estrear na segunda rodada tem prós e contras. “O positivo é que nós teremos informações do nosso adversário da estreia. E o ponto negativo é que nosso adversário já vai ter tempo de competição, já vai ter passado a ansiedade pela estreia. Nós iremos fazer duas estreias. Quando você estreia no campeonato fora de casa, ela é a primeira estreia, depois tem a estreia em casa, ainda mais num estádio histórico como o Mário Helênio”, afirma.

Reforços anunciados

Durante a semana que antecedeu a estreia, o Tupi anunciou o elenco formado para a disputa da Terceirinha. Ao todo, o clube divulgou o acerto com 25 atletas. O grupo é formado por jogadores de até 23 anos, idade limite permitida pelo regulamento da competição. Mesmo jovens, Raphael entende que seus comandados possuem uma boa experiência no futebol e que seu trabalho será focado em potencializá-los. “Alguns atletas vieram de uma formação muito boa, outros de competições pesadas. Meu trabalho é nada mais do que dar confiança para os atletas. Os atletas têm qualidade para jogar, fazer o que estou pedindo para eles, e dar essa confiança faz com que as coisas aconteçam naturalmente”, analisa.

A Terceirinha

A Terceirinha é composta por 13 equipes, divididas em dois grupos. Os times se enfrentam em turno único na primeira fase e os três melhores de cada chave avançam ao hexagonal final. Na fase decisiva da competição, os clubes duelam em jogos de ida e volta e os dois primeiros garantem o acesso ao Módulo II de 2026.

No Grupo A da Terceirinha, além do Tupi, estão Boston City, de Manhuaçu; Coimbra, de Contagem; Inter de Minas, de Itaúna; Novo Esporte, de Itabirinha; Serranense, de Crucilândia; e União Luziense, de Santa Luzia.

Já o Grupo B é composto por Boa Esporte, de Ituiutaba; Essube, de Uberlândia; Juventus, de Minas Novas; Nacional, de Uberaba; Paracatu, da cidade homônima; e Passos, também da cidade homônima.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.