Capacitação gratuita em agroecologia biodinâmica para agricultores está com inscrições abertas

Formação tem duração de seis meses e conta com atividades presenciais e on-line; saiba como se inscrever 


Por Tribuna

05/09/2025 às 11h38

As inscrições para a formação gratuita em Agroecologia Biodinâmica estão abertas. A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do projeto “Aliança Social pela Agroecologia”, e voltada para agricultores e lideranças da agricultura familiar de Juiz de Fora e região.

Ao todo, o programa terá duração de seis meses com encontros presenciais e atividades complementares on-line. Os temas abordados vão desde o preparo do solo até a comercialização de alimentos agroecológicos. Além da parte técnica, estão previstas atividades como mutirões, intercâmbios e o uso de uma selecionadora de grãos para apoiar o beneficiamento da produção. 

As vagas são limitadas, com seleção a partir das inscrições. O cadastro deve ser feito pelo formulário online. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada (Nepa), em parceria com as Prefeituras de Juiz de Fora e Goianá, a Emater-MG, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop/UFJF) e conta com emenda parlamentar do deputado estadual Betão (PT).

Temas da formação

  • Cultivo de culturas de verão, grãos, hortaliças e adubação verde;
  • Calendário agrícola;
  • Preparo do solo e tratos culturais;
  • Manejo de pragas e doenças;
  • Práticas agroecológicas no período das águas;
  • Estratégias de comercialização.

Calendário de encontros presenciais – Sítio Escola Pachamama (Penido, Juiz de Fora)

29 de setembro de 2025 (abertura)

27 de outubro de 2025

24 de novembro de 2025

26 de janeiro de 2026

23 de fevereiro de 2026

30 de março de 2026 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.