Juiz-forano Matheus Mazzei é vice-campeão do Rally dos Sertões
Em prova de recuperação, navegador conquistou pódio pela quarta vez em cinco anos

O navegador juiz-forano Matheus Mazzei, que faz dupla com o piloto Rodrigo Varela, da equipe Varela CAN-AM Monster Energy, terminou na segunda posição geral na categoria dos UTVs do Rally dos Sertões, tradicional competição encerrada no último fim de semana. A dupla, que já foi campeã da prova em 2022, fez uma corrida de recuperação para alcançar o pódio do principal evento do rally brasileiro.
Matheus e Rodrigo começaram o rally com o pé esquerdo. Com apenas quatro quilômetros de prova, uma barra traseira do UTV utilizado pela dupla se soltou. Mazzei decidiu descer do carro e resolver o problema sozinho, já que solicitar ajuda externa da equipe configura penalidade máxima. O conserto, então, levou cerca de 20 minutos.
“Fomos em busca da recuperação, acelerando o que dava até o abastecimento. Ao mesmo tempo, a gente tem que tomar cuidado que o conserto que fiz nessa barra não era o adequado, que seria trocar por uma barra original. Ao chegar no abastecimento, a gente pode pegar uma peça emprestada com outro carro. A gente não pode pegar com a nossa equipe, com ninguém externo, apenas com quem está dentro da prova”, detalha.
Por conta do incidente com a barra traseira do UTV, Matheus e Rodrigo terminaram o primeiro dia na 25ª posição e 17 minutos atrás dos líderes. Diante disso, a dupla passou a fazer uma corrida de recuperação, chegando até a segunda posição após o fim da sexta etapa, que saiu de Petrolina (PE) até Delmiro Gouveia (AL). Porém, as fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas impediram que as duas últimas etapas dos Sertões fossem realizadas.
“Nós estávamos apenas a quatro minutos do primeiro, só que, por conta das fortes chuvas que caíram na região, o apoio aéreo não pôde decolar. Como medida de segurança, a organização não deixa a largada acontecer. Com isso, ficou valendo o tempo e a colocação que terminou na sexta-feira (1º)”, revela Mazzei.
Sentimento agridoce
Matheus conta que o resultado da prova lhe causa frustração por conta do cancelamento das duas etapas, em que o navegador e sua dupla tinham boas chances de assumir a liderança do Rally dos Sertões. Por outro lado, ele valoriza o feito de subir 23 posições em cinco etapas, culminando no vice-campeonato.
“Foi muito duro receber a notícia de que seria cancelado, porque as últimas duas etapas possuem um tipo de terreno que eu e o Rodrigo nos destacamos muito. É um terreno com muita navegação (…), mas faz parte. A gente, que pratica esporte, sabe que pode perder para os nossos adversários e também para a natureza. Se iríamos ganhar ou não, é difícil saber. Mas a gente estava fazendo uma corrida muito boa e estávamos num ritmo muito forte”, analisa o navegador.

Apoio do público
Na edição de 2024, Matheus e Rodrigo sofreram um acidente durante o percurso e terminaram apenas na 69ª colocação. Para evitar que o mau resultado se repetisse, Mazzei afirma que, tanto ele quanto Varela, estavam determinados a resolver o problema que apareceu logo na primeira etapa. Outro fator que foi fundamental para que a dupla fizesse o possível para terminar a prova foi o apoio do público para que eles não desistissem. “Fico emocionado de lembrar desse momento. Acho que eles me deram muita força também, gritando lá de fora, para não desistir. Eles não podem colocar a mão, mas podem gritar, e eu jamais vou esquecer disso”, relembra Mazzei.
Último desafio
Matheus e Rodrigo ainda irão disputar uma prova em 2025: o Sertões Series, que será realizado em Tocantins, entre os dias 23 e 27 de setembro. A disputa será a quinta e última válida pelo Campeonato Brasileiro deste ano. “A tabela deve ser divulgada ainda nesta semana, mas acredito que a gente assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Estou muito feliz por ter assumido o primeiro lugar”, afirma Mazzei.
Tópicos: rally dos sertões