Tupi apresenta técnico para a disputa da ‘Terceirinha’

Raphael Miranda estava no Trindade-GO; restante da comissão técnica também foi apresentada


Por Vinicius Soares

04/08/2025 às 18h08- Atualizada 04/08/2025 às 19h04

tupi by gabriel uehara dycom sports editada
Apresentação do técnico Raphael Miranda (o terceiro da esquerda para a direita) (Foto: Gabriel Uehara/Dycom Sports)

O Tupi apresentou, nesta segunda-feira (4), o técnico Raphael Miranda, de 39 anos, para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular “Terceirinha”. O treinador estava no Trindade, onde disputou a divisão de acesso do Campeonato Goiano. Com ele, chegam o auxiliar José Luís Silva Peixoto, o preparador físico Hugo Janeiro Faria, o analista de desempenho Gustavo Granthom, o fisioterapeuta Walber Júnior e o massagista Felipe Venâncio. O clube ainda terá, para a temporada, o gerente de futebol Bernardo Moreira e o supervisor Thiago Gamonal.

Raphael revela que participou, desde o início do ano, de um processo seletivo para o cargo no Galo Carijó. Por isso, a busca por jogadores para o elenco também começou antes do anúncio oficial do acerto com o treinador. “Nós estamos trabalhando com cuidado na montagem do elenco. Já tem cerca de três meses que começamos a montagem do nosso elenco, e agora a tendência é que, a cada dia que passa, chegue um atleta novo para nos fortalecer, e tornar a equipe muito forte para a estreia”, afirma.

O técnico possui experiência com equipes sub-23 e avalia que o conhecimento prévio contribuirá para o desenvolvimento de seu trabalho, mas destaca que a logística da Terceirinha será um desafio. “Em Goiás, a gente está acostumado a fazer uma viagem de 300 quilômetros em três horas. Aqui, parece que (as viagens) são mais longas. Vou ter que me adaptar, mas isso é algo que será muito organizado”, diz Miranda.

Raphael afirma que sua equipe terá um perfil competitivo, com qualidade, que preza por trabalhar a bola, mas que saiba se adaptar às condições impostas pelos adversários. Para isso, o treinador conta que a busca por jogadores é feita de acordo com sua ideia de jogo. “Vamos buscar o resultado, mas com a bola no chão, propondo o jogo o tempo todo. Com os nossos protocolos, estamos tomando cuidado com relação ao histórico, lesão dos atletas, a parte disciplinar deles, o histórico recente, a minutagem que eles tiveram nos últimos campeonatos”, enumera.

O vice-presidente do Tupi, Bruno Teutschbein, classificou a temporada anterior, que culminou na queda do Galo Carijó à Terceirinha, como “desafiadora”, mas celebrou a parceria com a empresa Magnitude e projetou a criação da SAF do alvinegro. “Quem estava conosco aqui sabe de tudo que passamos para poder entrar em campo (em 2024). Para mim, é uma satisfação muito grande saber que, por mais que a gente tenha caído de divisão, a gente está dando continuidade no departamento de futebol, através desse momento de transição, junto com a Magnitude, nessa gestão compartilhada que, se Deus quiser, vai culminar com a crianção da SAF do Tupi”.

Trajetória como técnico

raphael miranda by gabriel uehara dycom sports editada
Técnico tem história no futebol goiano (Foto: Gabriel Uehara/Dycom Sports)

A carreira de Raphael como treinador começou em 2011, na base do Atlético-GO, onde trabalhou nas categorias sub-15 e sub-17. Em 2015, foi para o rival Vila Nova e assumiu as mesmas categorias. Um ano depois, comandou o sub-20 do Trindade. Em 2020, retornou ao Dragão goiano, dessa vez para trabalhar no sub-20.

Em 2022, Raphael assumiu o comando do time sub-23 do Vila Nova, que disputou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Naquela edição, a equipe disputou dez jogos, venceu seis e conseguiu chegar às semifinais da competição. Graças ao bom desempenho, o treinador passou a integrar a comissão técnica do elenco principal, onde atuou como auxiliar em 2022 e 2023. Em 2024, retornou à equipe sub-23 do Tigre.

Neste ano, Raphael voltou ao Trindade para comandar a equipe durante a disputa da divisão de acesso do Campeonato Goiano, seu primeiro trabalho como técnico de uma equipe profissional.

Estreia em um mês

O Tupi está no Grupo A da Terceirinha, juntamente com Boston City, Coimbra, Inter de Minas, Novo Esporte, Serranense e União Luziense. O Galo Carijó folga na primeira rodada e estreia na competição no dia 6 de setembro, um sábado, às 18h, contra o Novo Esporte, fora de casa. A primeira partida da equipe juiz-forana no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio será no dia 13, contra o Boston City, às 15h30.

Tópicos: tupi

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.