VÍDEO: Com lançamento de 91 metros, Luiz Maurício supera próprio recorde sul-americano no dardo

Marca de 91 metros no Troféu Brasil foi também a segunda melhor do mundo em 2025


Por Hugo Netto

04/08/2025 às 11h15

O juiz-forano Luiz Maurício da Silva bateu, neste domingo (3), o recorde sul-americano do lançamento de dardo, com a marca de 91 metros. Antes, a maior marca do continente era de 86,62 metros, atingidos por ele mesmo, em 20 de junho. Desde junho de 2024, ele mantém e vem quebrando os próprios recordes. A marca também é a segunda melhor do mundo no ano e, evidentemente, a melhor do Brasil.

Os 91 metros renderiam o ouro para Luiz Maurício em todas as edições dos Jogos Olímpicos realizadas até hoje, com exceção da última, em Paris 2024. Representando o Praia Clube, o feito foi alcançado no último dia do XLIV Troféu Brasil Interclubes de Atletismo, realizado em São Paulo.

Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) afirmou que “Luiz Maurício é o nome que o mundo vai aprender a respeitar no lançamento do dardo”, lembrando que “foi nos projetos de atletismo da Universidade de Juiz de Fora, sob os olhos atentos do treinador Jefferson Verbena de Freitas, que ele deu os primeiros passos. E numa ida ao camping da Universidade de Lavras, por pura teimosia, porque achavam que ele devia correr 110 com barreiras, ele resolveu testar o dardo”.

“Sorte a nossa”, prossegue a CBAt, “ali nascia um dos maiores talentos da história da prova no Brasil”: “Hoje, aos 25 anos, Luiz Maurício entrou na seleta lista dos poucos homens da história a ultrapassarem a mítica barreira dos 90 metros”.

Tópicos: luiz mauricio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.