Obras da primeira fábrica do Ardagh Group em JF chegam a 70%

Informações são da Prefeitura de Juiz de Fora; expectativa de que os trabalhos fossem finalizados neste mês não deve se confirmar


Por Renato Salles

26/07/2023 às 07h46

As obras de edificação da fábrica da Ardagh Glass Packaging já têm quase 70% dos trabalhos previstos concluídos. A informação foi dada à Tribuna pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), uma das articuladoras da chegada da multinacional Ardagh Group à cidade, em anúncio feito em maio do ano passado. Na ocasião, em solenidade com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT) e do governador Romeu Zema (Novo), representantes da multinacional anunciaram a instalação de duas plantas de subsidiárias do grupo na cidade, uma para produção de embalagens de vidro, a Ardagh Glass Packaging, e outra fábrica, de latas de alumínio, a Ardagh Metal Packaging. A estimativa é de que os investimentos alcancem a marca de R$ 2,5 bilhões.

“As obras de edificação da Ardagh Glass já atingiram quase 70% do conjunto previsto. A empresa tem pessoal em treinamento no Senai, e os equipamentos da unidade industrial seguem sendo importados para sua instalação”, afirmou a PJF em nota encaminhada à reportagem. Nos últimos dias, circularam informações de que as obras da Ardagh Glass Packaging, que estão sendo realizadas em um terreno ao lado da montadora Mercedes-Benz, às margens da BR-040, na altura do KM 773, passavam por um momento de desaceleração. Para verificar a situação, na tarde desta terça-feira (25) a reportagem esteve no entorno das obras e foi possível identificar a presença de operários e maquinários trabalhando no local.

A Tribuna questionou a Ardagh Group sobre os andamentos da obra e uma possível desaceleração dos trabalhos, mas, até a edição deste texto, ainda não havia obtido uma resposta. Diante da estimativa da Prefeitura de que as obras já atingiram um patamar de 70% dos trabalhos previstos, no entanto, é possível constatar que haverá atrasos no cronograma anteriormente definido. Em março deste ano, a prefeita Margarida Salomão chegou a visitar o canteiro de obras e, naquele momento, a estimativa era de que a conclusão das obras do prédio Ardagh Glass Packaging fossem concluídas agora no mês de julho.

ARDAGH INTERNA Felipe Couri
Operários trabalhavam no canteiro de obras da Ardagh na tarde desta terça-feira (Foto: Felipe Couri)

Funcionando em dezembro

A previsão inicial é de que os trabalhos da primeira fábrica da Ardagh Group em Juiz de Fora tenham início ainda em dezembro deste ano. Da mesma forma, a construção da planta da Ardagh Metal Packaging, exclusiva para a fabricação de latas de alumínio, estava prevista para ser iniciada após os avanços da fábrica de embalagens de vidro. A reportagem também questionou a multinacional sobre a manutenção dessas metas, mas, da mesma forma, ainda não obteve retorno.

A intenção da multinacional é instalar em Juiz de Fora a quarta fábrica de embalagens de alumínio da Ardagh Group no Brasil e a primeira de vidro do grupo no país. As plantas serão instaladas em um terreno de 260 mil metros quadrados e contarão com 130 mil metros quadrados de área construída para produção e estoque. De acordo com a empresa, a fábrica de Juiz de Fora terá capacidade de produzir até três bilhões de latas de alumínio por ano.

Incentivos tributários

A cidade mantém muita expectativa pela chegada da multinacional na cidade. Isso porque, além da geração de empregos, também é esperado que o investimento resulte em retorno fiscal para o município. Com a chegada do empreendimento, a previsão é de que 680 postos de trabalho diretos sejam criados.

Para facilitar a vinda dos investimentos, entre junho e julho do ano passado, a Câmara Municipal aprovou a concessão de incentivos fiscais e econômicos para que duas subsidiárias da multinacional Ardagh Group implantem suas linhas de produção em Juiz de Fora. Os projetos de lei aprovados pelos vereadores autorizam o Município a conceder benefícios fiscais relacionados aos impostos sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Entre os benefícios autorizados e que devem ser concedidos às duas subsidiárias do Ardagh Group está a isenção da alíquota de 2% sobre o valor total do imóvel, por um prazo de dez anos, contados a partir do início de suas atividades; a isenção da alíquota de 2% do ITBI sobre o valor total se dará no ato da aquisição da área destinada ao investimento; e redução de 5% para 2% da alíquota do ISSQN para empresas contratadas pela multinacional para trabalhos de execução e fiscalização da obra de construção civil das fábricas; e a aquisição de equipamentos específicos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.