Dicas para alugar imóveis para temporadas
A procura por aluguéis de imóveis para temporada aumenta com o verão e o período de férias. Para evitar transtornos na hora de negociar a transação, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) alerta para cuidados e ações preventivas.
O superintendente da pasta, Nilson Ferreira Netto, ressalta que, antes de alugar um imóvel, é recomendável fazer pesquisa de preços e localização “Também é importante saber sobre as condições de acesso ao local, pontos de referência, infraestrutura da região e, se possível, pedir fotos. O maior número de informações assegura que o consumidor não tenha surpresas negativas e aproveite a temporada da melhor forma”.
O Procon/JF salienta que o contrato de locação dá segurança às partes envolvidas. O documento deve conter tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, dentre outros. Em caso de imóveis mobiliados, devem constar a descrição de seu estado de conservação e a relação dos móveis e dos utensílios disponíveis.
O prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias, e o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. A aquisição do recibo discriminando todas as quantias pagas também é recomendada.