Dia das crianças: saiba como escolher o brinquedo mais adequado e seguro na hora de presentear
Inmetro garante segurança dos produtos e faz indicação de faixa etária para melhor desenvolvimento cognitivo das crianças
Poucas coisas se comparam com a emoção de ganhar um brinquedo novo quando se é criança. Com o objetivo de fazer a alegria dos pequenos neste Dia das Crianças, comemorado no sábado (12), as lojas de presente ficam movimentadas e a procura pelo brinquedo ideal ganha as ruas da cidade.
Mais do que diversão, os brinquedos podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para isso, cada um deles é destinado a uma faixa etária específica. Tal direcionamento também envolve questões de segurança, conforme explica o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O Inmetro é responsável por garantir a qualidade e a segurança dos produtos. O brinquedo aprovado pelo instituto possui um selo que deve estar claramente visível, seja impresso na embalagem, gravado ou fixado diretamente no produto. Este selo deve conter a marca e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que realizou a certificação.
Conforme explica Marcelo Monteiro, da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, para assegurar a confiança do produto é preciso adquiri-lo apenas no comércio formal e não em mercados paralelos. “É fundamental adquirir brinquedos em estabelecimentos comerciais formais e garantir que eles possuam o selo do Inmetro. Além disso, é essencial respeitar a faixa etária recomendada para cada brinquedo, levando em conta o interesse e o nível de habilidade da criança”, destaca.
O selo possui um número de registro, que pode ser conferido no site https://registro.inmetro.gov.br/consulta/. Através dele, os responsáveis podem verificar se o produto realmente corresponde ao selo exibido, evitando assim a aquisição de produtos com certificação falsa ou enganosa.
Como escolher de acordo com a faixa etária?
Além do selo, o Inmetro classifica os brinquedos por faixa etária, ajudando no desenvolvimento de diversas habilidades, como socialização, linguagem, coordenação motora e cognição. A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, organizou um guia para ajudar os familiares na hora de escolher os melhores brinquedos de acordo com as idades.
Bebês até 9 meses se beneficiam de brinquedos sensoriais, como chocalhos e bonecas de tecido, enquanto crianças entre 9 e 18 meses se interessam por peças de encaixe e livros com música.
Para crianças entre 18 meses e 3 anos, brinquedos que estimulam a movimentação, como bolas e caixas de areia, são ideais. Entre 3 e 6 anos, brinquedos educativos, como jogos com formas geométricas e números, e brinquedos que imitam situações do dia a dia, como fazendas e lojas em miniatura, são recomendados.
Crianças de 6 a 9 anos já podem se aventurar em jogos de tabuleiro, bolinhas de gude e atividades manuais. Entre 9 e 12 anos, os interesses se diversificam, incluindo jogos de mágica, quebra-cabeças, esportes e jogos eletrônicos.