Golpe usa nome do Nubank para roubar dados de consumidores
Cibercrime é conhecido como “phishing”, que induz internautas a clicar em links fraudulentos. Veja como se proteger
Um novo golpe aplicado na Internet tem utilizado o nome do Nubank para acessar os dados pessoais e bancários de clientes e não clientes do banco. Conforme alerta, o Reclame Aqui, este tipo de crime é bastante comum, conhecido como phishing, que consiste no envio de links suspeitos por meio das redes sociais ou e-mail. Nesta tentativa de golpe, é solicitado ao usuário para que ele clique em um botão para finalizar um cadastro, que, na verdade, leva a vítima a um formulário para completar seus dados como CPF, telefone, endereço e senha. Este formulário nada mais é do que um link controlado por criminosos.
Ao Reclame Aqui, o Nubank informou que, por se tratar de uma atividade criminosa, sempre irá colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir este tipo de ação. Inclusive, recomendou aos clientes reportarem esse tipo de ocorrência ao banco por meio dos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o conteúdo possa ser direcionado ao time de especialistas.
Como não cair neste golpe
O phishing é um tipo de golpe que tem como alvo informações pessoais do usuário. Criminosos se passam por uma empresa ou serviço para conseguir dados pessoais ou bancários de alguém. Esses dados são usados para cometer novos crimes, como clonagem de cartões, compras indevidas ou a invasão de redes sociais, serviços de e-mail, entre outros. A principal característica do phishing é induzir as pessoas ao erro para que, voluntariamente, elas entreguem as informações ou cliquem em algum tipo de arquivo que facilite o roubo de dados.
A orientação principal é não clicar em links suspeitos e certificar-se, sempre, de que o comunicado recebido é original e que o endereço de e-mail não apresenta nomes e caracteres estranhos. Outra dica, segundo orientação publicada no blog do Nubank, é evitar abrir links com títulos que chamam atenção para um problema encontrado ou algum tipo de oferta imperdível, como por exemplo, “Encontramos um problema no seu cadastro: clique aqui para atualizar seus dados”; “Seu pedido será entregue, precisamos apenas de uma confirmação”; “Atenção: seu cartão de crédito vai ser cancelado: veja aqui como evitar”; “Quer um empréstimo fácil sem garantia? Clique aqui”; “Descontos exclusivos da Black Friday”, etc. De forma geral, as empresas nunca pedem para que os usuários forneçam suas senhas via e-mail. Ou seja, bancos, instituições financeiras e operadoras de cartão não vão pedir esse tipo de informação.