Pix Parcelado: modalidade de pagamento tem vantagens e juros

Diferentemente do pagamento à vista, com o Pix Parcelado há a incidência de juros, sendo cobrado mensalmente de acordo com o número de meses contratados


Por Fernanda Castilho

01/11/2025 às 06h00

Do Pix para cá muito mudou: essa forma de pagamento é a mais utilizada no Brasil desde 2023. Antes os cartões de crédito, débito e pré-pago lideravam como as modalidades mais usadas. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central sobre o último ano, houve aumento de 52% no uso do Pix, e quase metade (47%) das transações feitas no Brasil foram realizadas nesta modalidade.

O Pix agora ganha uma nova possibilidade: o parcelamento. Diante de um leque de vantagens, retomar as regras e alertar sobre possíveis complicações financeiras são pontos importantes. 

Fabrício Pereira Soares, professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, explica que o Pix Parcelado aumenta as opções de formas de pagamento por parte dos consumidores, que poderão decidir pagar à vista ou com a nova opção parcelada. “Enquanto na modalidade que surgiu lá em 2020 o dinheiro sai imediatamente da conta do cliente, na nova opção haverá uma contratação de crédito, com pagamento em número de parcelas a ser escolhido no momento da contratação. Para o vendedor, nada muda, ele continua recebendo na hora.”

Diferentemente do pagamento à vista, com o Pix Parcelado há a incidência de juros, sendo cobrado mensalmente de acordo com o número de meses contratados. “A avaliação de crédito por parte da instituição financeira se dá na hora e o cliente já poderá ver na tela o número de parcelas que será possível parcelar, a taxa e o valor final total a ser pago. Clientes com melhor avaliação de crédito tendem a ter taxas melhores, enquanto aqueles com pior avaliação de crédito terão acesso a um crédito mais caro ou poderão ter o crédito reprovado”, destaca o professor.

À primeira vista pode parecer que o Pix Parcelado é semelhante ao cartão de crédito, mas também entre as modalidades existem diferenças. Se com o cartão há o uso de um limite pré-definido, com a nova modalidade do Pix, a análise de crédito e a liberação são feitas na hora da compra. “Será possível aproveitar aqueles descontos que dão para o pagamento no Pix. Caso o cliente fosse parcelar no cartão de crédito, o valor a ser parcelado seria o valor cheio.”

Para o vendedor também haverá novas possibilidades. Como explica o professor, ao vender no cartão de crédito, as taxas são descontadas do valor final da venda. Quando o pagamento é feito no Pix, nenhuma taxa é cobrada pelas administradoras de cartões.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.