Tupi perde para o Coimbra por 3 a 1 e se complica no estadual

Galo Carijó leva mais dois gols de bola parada e amarga a lanterna da competição


Por Davi Sampaio

02/11/2025 às 12h07

O Tupi perdeu por 3 a 1 para o Coimbra na manhã deste domingo (2), em jogo realizado no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem, e válido pela segunda rodada do hexagonal final da Segunda Divisão, a popular “Terceirinha”. Os gols do time da casa foram marcados por Jeffão, Victor Hugo e Gabriel Cunha, enquanto o do Galo Carijó foi anotado por Mosquera.

Com o resultado, o Tupi se complica na tabela. Restando apenas três rodadas, o Galo Carijó ocupa a lanterna da competição, sem pontuar. Já o Coimbra soma quatro pontos e está na segunda colocação . O Novo Esporte é o líder, com seis. Os dois primeiros colocados ao final do hexagonal garantem vaga no Módulo II do ano que vem.

Agora, o Tupi emenda dois jogos em casa, nos dois próximos sábados (8 e 15), contra Essube e Paracatu, respectivamente. Depois, duela fora de casa, contra o Boa Esporte. Já o Coimbra pega o Paracatu, em casa; o Novo Esporte, fora; e fecha a participação contra o Essube, em casa.

Escalações

O técnico Raphael Miranda promoveu a entrada de Paulo Victor no lugar de Gabriel Planta. Com isso, o Tupi foi escalado da seguinte forma: João Caniato; Lucas Bahia, Vitor Gabriel (Vinicius Fialho), Renan Tavares e Lucas Inácio (Dedé); Figueredo (Gabriel Planta), Paulo Victor e Gustavo; Juan Rocha, Schimaltz (Guilherme) e Mosquera.

Já o treinador Marcos Valadares optou pela escalação com Wilderk, Hygor, Jeffão, Yuri Santana e Wesllen; Fabrício (Gabriel Cunha), Jorginho e Miguel Silva; Victor Hugo, Léo Guerra e Maçola.

Primeiro tempo

Aos seis minutos, João Caniato salvou o Tupi. Após Lucas Inácio errar um passe curto e o Coimbra sair bem no contra-ataque, Jorginho achou Miguel Silva pelo lado esquerdo. Ele tirou de Victor Gabriel e bateu forte, no alto, mas o goleiro carijó fez uma belíssima defesa.

Nove minutos depois, mais uma vez João Caniato evitou que o Galo levasse o primeiro gol. Após cruzamento pelo lado direito, Maçola ganhou de cabeça, a bola pegou no zagueiro Lucas Fonseca e mudou de direção. João Caniato, no reflexo, conseguiu espalmar.

Depois de muito pressionar, o Coimbra abriu o placar. Após escanteio cobrado por Wesllen, o zagueiro Victor Gabriel não acompanhou e Jeffão subiu livre para cabecear no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro. Coimbra 1 a 0.

Na única oportunidade que teve na primeira etapa, o Tupi balançou as redes. Lucas Inácio inverteu para Lucas Bahia na direita. Ele tocou na profundidade para Schimaltz, que, quase na linha de fundo, cruzou rasteiro para a área. Mosquera chutou de primeira, quase dentro da pequena área, sem chances para o goleiro. Jogo empatado.

Mas, aos 47, o Coimbra fez o segundo. Maçola puxou na velocidade e ganhou da defesa do Tupi. Depois, Vinicius Fialho encostou nela e a bola sobrou para Léo Guerra. Ele tocou para Victor Hugo na direita, que acertou um belo chute no ângulo esquerdo, encobrindo Caniato e colocando a equipe da casa novamente à frente.

Aos 49, Juan Rocha teve a chance de empatar. Ele fez linda jogada pela esquerda, tirou de dois e chutou forte, mas o goleiro Wilderk conseguiu defender com o rosto e mandar para escanteio, no último lance de perigo da etapa inicial.

Segundo tempo

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Coimbra ampliou. Hygor recebeu de Wesllen na direita e cruzou na medida para Gabriel Cunha , que subiu mais que Vinicius Fialho, cabeceando à queima-roupa. Coimbra 3 a 1.

No decorrer da etapa final, o Coimbra seguiu com o domínio das ações. Com mais posse, a equipe da casa tinha total controle do jogo e conseguia chegar à área. Já o Tupi pouco produzia, além de errar passes simples.

Mesmo com as substituições feitas pelo técnico Raphael Miranda, o Galo Carijó não levou perigo em nenhum momento. Cometendo muitas faltas, o time de Juiz de Fora parecia aceitar a derrota, que foi confirmada. Aos 46, Wesllen ainda bateu cruzado, com muito perigo, no que poderia ter sido o quarto do Coimbra.

Além do revés, o Tupi se complica na tabela. Agora, precisa de vencer os três jogos restantes e torcer por combinações de resultados para conseguir o acesso ao Módulo II.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.