193 projetos inscritos na Lei Murilo Mendes 2016
Cento e noventa e três projetos foram inscritos na edição 2016 da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, sob gerência da Funalfa. A área da literatura foi a mais concorrida, com 58 inscrições, o que corresponde a cerca de 30% do total. Em seguida vieram música (38), audiovisual (27), patrimônio (22), artes cênicas (21), artes visuais (19), outras (6) e pesquisa (2).
Conforme a assessoria de comunicação da Funalfa, houve queda de cerca de 20% no número de inscritos em relação a 2015, quando 251 projetos concorreram ao financiamento. Todavia, o número se manteve maior que em 2014, quando 188 projetos disputaram os recursos da Lei.
As propostas inscritas nesta edição começarão a ser avaliadas na próxima segunda-feira, quando terá início a análise documental, primeira das três etapas de julgamento, que consiste na verificação dos documentos exigidos em edital. As fases seguintes serão as análises dos consultores e da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Comic).
A previsão é de que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de dezembro. A Prefeitura disponibiliza, este ano, por meio do Fundo Municipal de Cultura (Fumic), R$ 750 mil para financiamento de projetos e produtos culturais de artistas e produtores locais. A Lei Murilo Mendes completa 22 anos em 2016, servindo de modelo e referência para outros municípios e estados.