Prático, rápido e saboroso
As delícias produzidas no “Tribuna põe à mesa”, o programa culinário da Tribuna, estão de volta a partir do dia 3 de setembro. Nesta segunda temporada, a novidade fica por conta da parceria firmada com a “Cozinha do Gibra”, comandada pelo produtor e apresentador Gibran Lamha, o Gibra. Ele abre o espaço de sua casa para compartilhar receitas caseiras de preparo rápido e prático, além de pitadas de humor. Ao longo de 16 episódios, Gibra vai ensinar o passo a passo de diferentes tipos de pratos, além de petiscos, molhos, sucos e drinques, todo sábado, no site da Tribuna.
“Estou feliz com o convite. A Tribuna é uma referência, e associar meu conteúdo a ela vai ser uma experiência bacana”, ressalta Gibra. Em tom misterioso, ele fala pouco sobre as receitas desta temporada, mas adianta que suas escolhas têm a ver com a época e o astral, sugestões da equipe e desafios, como preparações que serão feitas por ele pela primeira vez. “Vamos relembrar, também, algumas receitas de família, como um filé de frango empanado delicioso, que é da minha mãe”, comenta. Para as próximas semanas, estão reservados o preparo de um frozen de morango, uma musse e um suco.
As gravações do programa já começaram. Participam da equipe Clarice Delgado e Mariana Lorenzo, como diretoras de arte; Jadir Corrêa como diretor de fotografia e edição; e Felipe Tavares, que cuida da trilha sonora.
Informalidade no cardápio
A ideia de criar um programa gastronômico teve como “desculpa” unir uma outra paixão: estar sempre pertinho das câmeras e do set de filmagem, podendo produzir material audiovisual com mais frequência e colocar a mão na massa duplamente. “Sempre me virei na cozinha e a vejo como algo simples, com muitas possibilidades de experimentação. Penso que se a pessoa não sabe cozinhar, ela pode fazer do mesmo jeito. Se não tiver um ingrediente, usa outro, e, se der errado, acaba dando certo também”, brinca.
É com descontração que Gibra ensina os internautas a cozinhar. Ele acredita que, com boas doses de humor e dotado de uma linguagem informal, conquista a atenção do público e o aproxima da cozinha. “Faço desse jeito, pois tem muito a ver comigo. A internet também aceita muito bem a informalidade. E na vida, no cotidiano, em casa e na cozinha, somos todos informais.”
Diferentemente da primeira temporada, Gibra vai preparar as receitas sozinho. Entretanto, não esconde o sonho de dividir a cozinha do programa, um dia, com chefs renomados. “Eu adoro o Claude Troisgros (“que marravilha”). Acho que estar na cozinha com ele seria divertido.”