CCBM recebe workshop gratuito de xilogravura

Rafael Dantas ministra a aula neste sábado, a partir das 19h, na sala do espaço voltada à gravura


Por Cecília Itaborahy

28/04/2023 às 08h59- Atualizada 28/04/2023 às 13h02

Neste sábado (29), o gravador e ilustrador Rafael Dantas ministra o workshop “Iniciação à xilogravura”, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), das 19h às 20h30. A atividade, que é gratuita, é voltada para pessoas acima de 12 anos, que não precisam ter conhecimento prévio da arte nem possuir material. Serão disponibilizadas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para isso, basta entrar em contato com Rafael, no WhatsApp (32) 98414-4285, ou no Instagram (@rafaeldantasilustra).

Carioca radicado em Juiz de Fora há cinco anos, o artista é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em gravura, onde também atuou como monitor de xilogravura e gravura em metal, além de ter sido professor do Sesc Rio de Janeiro. Já em Juiz de Fora, realizou algumas palestras sobre o assunto e, agora, realiza essa palestra no CCBM como forma de apresentar as técnicas e os materiais novos para a xilogravura. Ele explica que a oficina vai funcionar como um workshop, com conteúdo visual didático, contendo slides que explicam o processo de produção da xilogravura.

O CCBM, que é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Funalfa, tem uma sala totalmente destinada à gravura. Rafael quer, a partir dessa oficina, incentivar as pessoas a frequentar o lugar. “Tenho o objetivo também de tentar fazer novos projetos nessa sala, como oficinas futuras, porque reconheço sua importância para a cidade. Minha ideia é, ainda, incentivar as pessoas a ter um olhar inovador para a gravura.”

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.