Cine-Theatro Central celebra 96 anos com show gratuito neste domingo
Ingressos podem ser retirados na portaria do teatro

O Cine-Theatro Central completa seus 96 anos neste mês. E para celebrar, como de costume, a casa recebe um show gratuito, neste domingo (30). O Grupo Gafieira na Surdina sobe ao palco junto a cinco “pratas da casa”: Caetano Brasil, Sandra Portella, Alessandra e Aline Crispim e Roger Resende. Os portões abrem às 18h30, e os ingressos já estão disponíveis para retirada na portaria do equipamento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Muito já se caminhou para quebrar a visão de que no mais renomado palco de Juiz de Fora não cabem os juiz-foranos de todas as classes, raças e gêneros, assim como os mais diferentes fazeres artísticos, por meio de iniciativas como o “Palco Central” e o “Luz da Terra”. Entretanto, como afirma o diretor do Cine-Theatro, Luiz Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, ainda são necessários muitos passos nesse processo de desestigmatizar o espaço como um local elitizado. “Por mais que tenhamos feito muita coisa para ‘quebrar’ isso, ainda temos que fazer muito mais. As desigualdades neste país são imensas, então o acesso à cultura se dá de maneira diferente”.
E o aniversário de 96 anos é uma oportunidade de evidenciar que o Central é um palco para todos, como afirma Cacáudio. Em parceria com o Centro Pop, foram distribuídos 65 ingressos para a população em situação de rua de Juiz de Fora, para que os interessados possam desfrutar das apresentações deste domingo – assim como já foi feito em outra ocasião. “É uma forma de fazer com que essas pessoas se sintam cidadãos, dignas. Isso muda a vida de uma pessoa, a possibilidade de futuro dela.”
Somente no ano passado, o Cine-Theatro Central recebeu, entre pagantes e gratuidades, 106.282 pessoas, segundo dados da produção da casa. No total, foram 127 eventos realizados. Na média, a casa sediou um espetáculo a cada três dias.
Outras metas para fazer com que o teatro agregue ainda mais pessoas nos próximos anos são a instalação de um elevador com acesso ao palco, para garantir a acessibilidade de pessoas cadeirantes no local, além de instalar um sistema de videomonitoramento para evitar pichações e demais danos ao patrimônio.
Os cantos de Juiz de Fora
O show deste final de semana busca reafirmar a identidade do Cine-Theatro como um teatro de Juiz de Fora, onde os juiz-foranos são o destaque, fazendo também uma mescla entre o erudito e o popular. “O teatro é uma referência, um símbolo da arte e da cultura nacional, mas também fundamental para a arte e cultura locais”, evidencia Cacáudio. Por isso, todos os artistas escolhidos para se apresentarem no aniversário do teatro têm uma ligação com a cidade.
O Grupo Gafieira na Surdina, que tem entre seus membros o residente de Juiz de Fora, Dudu Viana, irá apresentar arranjos especiais, em uma mescla entre o erudito e o popular, a partir da mistrura entre gafieira e MPB. Além do grupo, a casa recebe o indicado ao Grammy Latino de 2020, Caetano Brasil, importante nome da música instrumental brasileira contemporânea. O samba vem com as irmãs Crispim, Sandra Portella e Roger Resende, que também irão trabalhar com outros ritmos brasileiros, como bossa nova, frevo e MPB.
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy
Tópicos: cine-theatro central