Cultura e fé: praça Antônio Carlos recebe Encontro de Folia de Reis e Charolas neste sábado

Evento vai reunir dez grupos; Ingoma faz o encerramento da festa


Por Cecília Itaborahy

25/08/2023 às 07h34

ENCONTRO DE FOLIA
O evento, tradicional em Juiz de Fora, volta a acontecer depois da pandemia e reúne diversos grupos da cidade e de Duque de Caxias (RJ) (Foto: Fernando Priamo/ Arquivo TM)

Como um encontro de tradição. Os costumes, juntos, firmando o pé na ideia de que é quando se soma que a luta fica mais fácil – tudo para fazer perdurar os movimentos de cultura e fé. Neste sábado (26), acontece o 18º Encontro de Folia de Reis e Charolas de São Sebastião de Juiz de Fora, na Praça Antônio Carlos, a partir das 15h. O evento, tradicional no município, volta a acontecer depois da pandemia e reúne diversos grupos da cidade e de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Participam do encontro os grupos de Juiz de Fora: Charolas Batalhão de Amor e Fé; Charola Amigos de São Sebastião; Estrela do Amanhã; A Caminho da Salvação; A Caminho de Belém; Resposta do Oriente; Sinal dos Três Reis Magos do Oriente e Estrela de Belém. De Duque de Caxias, Reizado Flor da Primavera Mestre Bokinha e da Estrela do Oriente Mestre Paulo. Além deles, o Ingoma, grupo que estuda e trabalha, artisticamente, as manifestações, principalmente, dos reinados mineiros, faz o encerramento da festa com a participação do bloco.

André Brasilino, presidente da Associação de Grupos Folclóricos de Minas Gerais, que organiza o evento, afirma que, neste ano, o encontro acontece de maneira ainda mais especial, uma vez que marca seu retorno. Ele mostra, ainda, que o trabalho dos grupos de Folia de Reis e das Charolas de São Sebastião é contínuo, para além dos cortejos que percorrem as cidades durante os meses de dezembro e janeiro. “A gente, ainda, neste ano, quer mostrar à população que nosso movimento está cada vez mais forte”, enfatiza.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.