Concurso que elege melhor queijo artesanal de Minas Gerais abre inscrições
Queijos serão avaliados em cinco categorias

O 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais está com inscrições gratuitas abertas até o dia 15 de agosto. Promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a competição busca valorizar o trabalho dos produtores de queijo artesanal, incentivar a melhoria da qualidade do produto, além de promover a cultura e a diversidade dos queijos mineiros.
As inscrições são realizadas de forma presencial, nos escritórios locais da Emater-MG. No ato da inscrição, é necessário apresentar a documentação exigida e preencher um formulário. O regulamento do concurso está disponível no site da organização.
Após as inscrições, as amostras devem ser entregues até 1º de setembro nos escritórios locais da Emater-MG, ou, então, diretamente à comissão organizadora em Itanhandu, no dia 3 do mesmo mês.
O evento de premiação dos vencedores será realizado dez dias depois, no dia 13, também na cidade de Itanhandu, localizada na região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas. Critérios como apresentação externa, cor, apresentação interna, consistência, aroma e sabor. Os cinco melhores queijos de cada categoria receberão troféus, e todos os produtores inscritos ganharão certificado de participação.
Categorias
O concurso possui cinco categorias para a edição de 2025:
– Queijo Minas Artesanal – QMA (maturação até 30 dias)
– Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural (maturação até 60 dias)
– Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias)
– Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 50 dias)
– Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais e defumados)
As regiões de Alagoa e Mantiqueira de Minas também são reconhecidas como produtoras de queijos artesanais, mas com características distintas do QMA e, por isso, concorrem em categorias diferentes.
O concurso é voltado para estabelecimentos de queijo artesanal que possuem registro em serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) e que tenham sido classificados nos concursos regionais das áreas caracterizadas.
*Estagiário sob supervisão da editora Carolina Leonel