Gerson Guedes inaugura nova galeria do Memorial Itamar Franco com a exposição ‘Origens’

Mostra reúne obras premiadas, desenhos de Juiz de Fora e da Zona da Mata e revela o processo criativo do artista plástico juiz-forano


Por Mariana Souza*

13/08/2025 às 07h00

Gerson Guedes Obra
Artista busca retratar Juiz de Fora do ontem, hoje e amanhã (Foto: Divulgação)

O artista plástico Gerson Guedes inaugura a nova galeria do Memorial da República Presidente Itamar Franco, nesta quinta-feira (14), às 19h. A exposição, batizada como “Origens”, traz detalhes do processo de criação do artista.

“Origens é uma mostra que propõe um retorno ao meu desenho, que considero ser o esqueleto que sustenta minhas cores”, explica Guedes.

WhatsApp Image 2025 08 06 at 17.15.54
Obra ‘Grua, a bailarina’ ganhou Prêmio Arte e Literatura USP 2024 (Foto: Divulgação)

A exposição reúne registros da cidade e da Zona da Mata, além de “Grua, a bailarina”, obra premiada com o Prêmio Arte e Literatura USP 2024. Parte do trabalho também se conecta à literatura, como no texto “Arquiteturas e criaturas”, no qual o artista reflete sobre a longevidade da obra e do criador. “Às vezes, as pessoas dão muita importância à questão material. Mas o que se cria fica; o criador passa”, comenta.

Raízes e memórias sobre trilhos

Nascido em Juiz de Fora, Guedes viveu a infância em Santo Antônio de Chiador, onde ficava a primeira estação ferroviária do estado. Foi ali que os primeiros traços surgiram, inspirados nos transportes sobre trilhos.

“Minha brincadeira era passar o dia desenhando no terreiro da fazenda. Esse período ficou muito em mim e se tornou parte da minha composição plástica e até dos meus textos.”

Quando voltou a Juiz de Fora, passou a registrar o que via se transformar diante dos olhos. Como professor, percorreu escolas de diferentes bairros e encontrou inspiração nas paisagens e na história dos lugares por onde passava.

“É como ser um viajante do tempo: apagar o presente para tentar ver tudo o que já aconteceu naquele lugar. O espaço fala com você”, descreve.

O retorno ao simples

Para Guedes, o mundo vive uma saturação visual e informativa. É nesse cenário que o desenho, para ele, ganha força renovada.

Gerson Guedes exposicao Divulgacao
Guedes começou nas artes ainda na infância, retratando as linhas férreas (Foto: Divulgação)

“Daqui a pouco, o simples – como o desenho puro – vai parecer novidade, e tomara que seja. Quero mostrar essa força do traço, revelar a gênese da obra, o caminho até a pintura final”, diz.

Adepto do desenho à caneta, o artista valoriza as marcas e imperfeições do processo. “O erro também faz parte e, muitas vezes, abrilhanta o resultado final.”

Olhar adiante

Observando o cenário atual, Guedes percebe que o mundo digital e a Inteligência Artificial atraem muitos jovens para áreas como arquitetura e programação visual, afastando-os das artes plásticas tradicionais.

Ainda assim, ele vê nas redes sociais uma oportunidade: “Elas permitem que talentos se expressem fora de galerias, teatros e livros”. Ao mesmo tempo, defende o papel formador das universidades e destaca as iniciativas culturais de Juiz de Fora.

“Temos uma produção riquíssima. Todo fim de semana há algo para ver na cidade”, conclui.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Serviço

Exposição: “Origens”, de Gerson Guedes

Inauguração: Galeria de Arte Memorial Itamar Franco 

Abertura: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira), 19h

Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco, Rua Benjamin Constant, 760, Centro, Juiz de Fora (MG)

Entrada: franca

Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 13h às 18h. Última entrada às 17h30

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.