Abertas as inscrições para visitas gratuitas a patrimônios culturais de Juiz de Fora

Iniciativa integra o projeto ‘Caminhando pela História’ e as celebrações pelo Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto


Por Tribuna

06/08/2025 às 18h32

As inscrições para as próximas edições do projeto “Caminhando pela História” já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Sympla. A iniciativa da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) integra a programação em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto. As visitas guiadas acontecem na segunda-feira (12) e na quinta-feira (15), com 20 vagas disponíveis para cada roteiro.

Na segunda-feira (12), o público poderá conhecer o Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região, inaugurado no final de junho e localizado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco, esquina com o Parque Halfeld. O ponto de encontro será no próprio Paço, às 14h. A visita terá duração aproximada de 1h15. Na sequência, o grupo será conduzido ao Cine-Theatro Central, um dos mais importantes patrimônios culturais do município e do país.

Na quinta-feira (15), também às 14h, o roteiro será no Museu Mariano Procópio. O espaço é reconhecido como um dos principais museus do Brasil dos períodos imperial e colonial. Seu acervo reúne obras de grande relevância nacional e internacional, como “Tiradentes esquartejado”, de Pedro Américo, “Jornada dos mártires”, de Antônio Parreiras, e a pintura francesa “O balanço (Les hasards heureux de l’escarpolette)”, de Jean-Honoré Fragonard.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.