Aberto prazo de credenciamento para blocos de carnaval em Juiz de Fora

Prazo para inscrição dos blocos interessados segue até o dia 24 de agosto


Por Mafê Braga*

04/08/2025 às 15h21

uploads Leonardo 12.02.24 10.00.15 BL 009 1
Pré-cadastro recebe até 90 propostas de blocos de carnaval (Foto: Leonardo Costa)

Estão abertas as inscrições para o credenciamento de blocos interessados em integrar a programação oficial do carnaval de Juiz de Fora. O link está disponível no site da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O preenchimento não garante a autorização do desfile, pois as propostas serão avaliadas pela Fundação, Polícia Militar e demais orgãos competentes. O prazo segue até o dia 24 de agosto.

Serão selecionadas até 90 propostas, e os inscritos deverão informar nome e histórico do bloco; público estimado; documentação; endereço e contatos do responsável; além de local, data e horário para a realização. Caso haja desfile, é preciso informar, também, as ruas por onde o bloco pretende se deslocar. A organização incentiva que os eventos aconteçam dentro do período oficial do carnaval, de sábado a terça-feira.

De acordo com as informações da Funalfa, os blocos pré-selecionados serão adicionados a um grupo de WhatsApp oficial, por meio do contato informado no formulário, e receberão as instruções necessárias para a etapa seguinte: a solicitação de alvará. A estrutura básica de apoio para a realização dos desfiles, como grades, banheiros químicos e equipe de apoio, será oferecida sem o repasse de recursos financeiros diretos.  

Os dois circuitos oficiais continuarão em funcionamento, agora batizados com novos nomes: Circuito Zé Kodak, do Parque Halfeld à Praça da Estação, e Circuito Júlio Guedes, do Viaduto Roza Cabinda à Praça da Estação. A Funalfa informa que os blocos que apresentarem conteúdos racistas, gordofóbicos, LGBTfóbicos, etaristas, capacitistas, classistas ou que violem os direitos humanos ou os direitos dos animais terão o evento encerrado in loco e não receberão apoio institucional no ano seguinte.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.