Coluna Cesar Romero – 6 de agosto de 2025

Veja os destaques da Coluna Cesar Romero desta quarta-feira

Por Cesar Romero

Notícias Cesar Romero desta quarta-feira

Beatriz Coelho Silva Toto 1 050825 com corte
Jorge Herédia prestigiou a escritora e jornalista Beatriz Coelho Silva – a Totó – no lançamento de seu livro “Sambas da Praça”, no Palácio (FOTOS: FELLIPE ENZO/CADIJA COSTA)

Música antiga em destaque

Com uma programação repleta de atrações, oficinas com professores renomados e grandes especialistas em música antiga, mais uma vez, foi sucesso o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. A atmosfera musical tomou conta da cidade com a transformação de diferentes espaços em salas de concerto, como capelas e museu, além do Cine-Theatro Central e Teatro Paschoal Carlos Magno.
Um numeroso público aplaudiu da abertura – com o trio de cordas espanhol La Real Cámara – ao encerramento – com a Metamorphosis Cia. de Arte Barroca. Destaque para dois concertos no piano histórico do Museu Mariano Procópio, apresentações do grupo de dança barroca Ensemble Portingaloise, da USP Filarmônica com o Coro de Câmara Henrique Alves de Mesquita; o espetáculo cênico “Femina” com a famosa mezzo soprano Kismara Pezzati; o recital de flauta de David Castelo e de viola caipira de Nicolas de Souza Barros, além de Emmanuele Baldini e Marco Orsini-Brescia num duo de violino e cravo na Capela Sagrada Família, no centenário Colégio Academia.
As fotos registram algumas presenças nos variados concertos do festival.

2 Festival internacional 050825 FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA com corte 1
A diretora artística do festival, Rosana Orsini com os espanhóis do La Real Cámara, Alejandro Marías, o renomado violinista Emílio Moreno e Ignacio Ramal
3 Festival internacional 050825 FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA
A pró-reitora de Extensão, Érika Andrade, a reitora da UFJF, Girlene Alves, o vice-reitor Telmo Ronzani e a diretora de Ações Afirmativas, Danielle Teles
4 Festival Internacional 050825 FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA
O diplomata Édison Rosa Júnior e o diretor de Assuntos Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe com o pró-reitor de Cultura, Marcus Medeiros, homenageado pela apresentação como pianista solista com a Orquestra USP Filarmônica, no espetáculo “Celebrando Johann Sebastian Bach”
6 Festival Internacional FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA com corte 1
O maestro Lucas Galon, a mezzo soprano Kismara Pezzati, a diretora do Pró-Música, Mariana Galon, e a compositora Sílvia Berg
7 Festival Internacional 050825 FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA
Pâmela Emanuelle de Melo e Costa Julião, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Rodrigues Veiga e Carlos Eduardo Paletta Guedes
1 Festival Internacional 050825 FOTO FELLIPE ENZO CADIJA COSTA 1
Fernanda Cruzick, o diretor geral da Funalfa, Rogério de Freitas, o pró-reitor de Cultura, Marcus Medeiros, e a diretora do Pró-Música, Mariana Galon

• ANTENADO

Com uma dose de esperança em dias melhores, começa amanhã a campanha Agosto Lilás, que pretende conscientizar a população sobre a importância da Lei Maria da Penha que completa 19 anos.
Num país onde, em média, quatro mulheres morrem por dia, vítimas de feminicídio e 75% das brasileiras conhecem pouco ou nada sobre a legislação, a esperança é sempre bem-vinda.

Arte em dose dupla

“A Paz (que queremos)” é a exposição que será aberta nesta sexta-feira, na Galeria Irineu Lomar, no Bar Filezinho. Em cena, fotografias de Humberto Nicoline, Ana Bia, Thales Oliveira, Laura Neumann, Paula Duarte e Thiago Wierman.
Também sexta, no Espaço Manufato, Márcia Evaristo (do Atelier Le Truc) inaugura a exposição “Lugares”.

Presença em JF

Problemas no voo da Azul impediram o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang de chegar cedo para proferir palestra na Associação Comercial, o que só aconteceu ontem. Quando desembarcou na cidade, ele foi recebido pela prefeita Margarida Salomão com jantar no Assunta. Também estavam na mesa, o secretário de Desenvolvimento Ignácio Delgado, a assessora Maria Luiza Barbosa Pinto e o secretário de Comunicação, Giliard Gomes.
Segundo Margarida, Charles Tang foi “grande amigo dos irmãos Augusto e Itamar Franco. É um homem preparadíssimo (com formação americana em Cornell e doutorado na Paris V), egresso do sistema financeiro, com ampla experiência política e institucional. Espero que ele possa contribuir para a alavancagem de nosso desenvolvimento”.

Canta muito

Coluna editada ao som de Anita Baker (67 anos), cantando “Sweet love”, balada romântica lançada em 1986. A cantora norte-americana de soul e ‘rhythm and blues’ já faturou oito Grammy Awards, quatro discos de platina e dois de ouro.

TOQUE

Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne
(Albert Sabin)

Questão de segurança

Surrupiadas pelos vândalos, as grades de segurança fazem falta no canteiro central da Avenida Itamar Franco, em frente ao Trade Hotel e o Independência Shopping.

• VOO LIVRE

A Talitha Lucas e Rafael Pazinatto passaram o final de semana em Itaipava (RJ), hospedados na Parador Santarém. O almoço dominical foi no Cave Ristoranti, em Areal (RJ).

Está aberta no ‘site’ Hora da Miss, a votação popular para o 43º Miss Brasil Gay. Pela primeira vez, a eleita pelos internautas garante uma vaga no ‘Top 6’ do concurso, marcado para o próximo dia 23, no Terrazzo.

Aniversariando, Maria Célia Cunha Lopes, Alexandre Jabour, Marla Côrtes, Nizlaine Rocha, Leonardo Guedes de Carvalho e a promotora de Justiça Maria Auxiliadora Souza de Assis.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Fundação Espírita João de Freitas. Ligue 3232-1279.

LEIA MAIS colunas Cesar Romero aqui

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também