Cães do Canil Municipal são tema de exposição no Teatro Paschoal Carlos Magno

A visitação é gratuita e pode ser feita de 5 a 31 de julho, de terça a sexta, das 8h às 17h


Por Tribuna

03/07/2024 às 06h00

Cachorro do Canil Municipal Erika Neves
(Foto: Erika Neves)

Com fotografias de dez cães abrigados no Canil Municipal de Juiz de Fora, a exposição “Pets Modeletes”, que será inaugurada nesta sexta-feira (5), tem como objetivo dar visibilidade ao movimento de defesa e proteção dos animais. A inauguração acontece às 18h30, no hall do Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar 1, Centro.

Os cães foram escolhidos pelo olhar da fotógrafa e organizadora da exposição, Erika Neves. “Nosso objetivo é levantar essa bandeira contra todo tipo de maus-tratos e abandono desses animais, como esses que são encantadores e estão aguardando um lar lá no Canil”, disse, por meio da assessoria da PJF.

Segundo informações da instituição, atualmente, o Canil Municipal abriga mais de 800 animais, entre cães e gatos. Para Erika, a exposição traz, ainda, uma motivação pessoal, indo de encontro do que ela espera como resultado da exposição. “A Milk, minha cadelinha de estimação, está comigo há sete anos e foi escolhida entre os cachorros que estavam para adoção no Canil Municipal na época. O meu desejo é que outros cães como ela possam ser adotados e estarem protegidos em um lar com amor”.

A “Pets Modeletes” é resultado do projeto contemplado no edital “O Bicho Pegou” do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Funalfa.

“O Bicho Pegou” financiou projetos artísticos e culturais que buscam sensibilizar as pessoas sobre a importância de combater qualquer tipo de maus-tratos, crueldade e abuso contra os animais, bem como dar visibilidade ao movimento de defesa e proteção dos mesmos.

‘Pets modeletes’ acessível e itinerante

Visando à acessibilidade, as fotos dos “cães-modelos” apresentam formato acessível, com 2 metros de largura por 1,80 metro de altura, além de apresentarem o nome e características dos cães escritos em braille.

A exposição se inicia no Teatro Paschoal Carlos Magno, ficando até o dia 31 de julho, e segue para o Centro Cultural Dnar no mês agosto. “A intenção é ampliar nosso público e alcançar o objetivo da exposição, de dar visibilidade à proteção dos animais bem como estimular a adoção deles”, confirma a organizadora.

O público presente na exposição nas datas de inauguração participará de um sorteio, concorrendo a um estandarte de São Francisco de Assis, o protetor dos animais.

No Paschoal Carlos Magno a visitação é gratuita e pode ser feita de 5 a 31 de julho, de terça a sexta, das 8h às 17h. O espaço também permanecerá aberto para visitação aos finais de semana, nas datas e horários em que houver programação no teatro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.