Mostra de Cinema de Tiradentes ganha edição especial em Paris a partir de quinta

12 filmes foram selecionados para integrar a programação do festival ‘Regards satellites’


Por Tribuna

02/04/2025 às 07h00

mostra de cinema de tiradentes
Curta mineiro ‘Fantasmas’ será exibido na estreia (Foto: Divulgação)

A Mostra de Cinema de Tiradentes, a partir desta quinta-feira (3) até o dia 7 de abril, ganha uma edição especial em Paris, na França. Foram selecionados 12 filmes brasileiros que representam a diversidade e experimentação da produção do país nos últimos anos. As sessões acontecem no Cinéma L’Ecran, Cinéma Le Méliès, Cinemateca Francesa e Salle Langevin, e integram a programação do festival francês Regards Satellites

Na abertura, que acontece nesta quinta, no Cinéma L’Ecran, serão exibidos o curta mineiro “Fantasma”, de André Novais Oliveira, e o longa cearense “Estrada para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. 

Ainda constam na programação o longa “É rocha e rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP), que consiste em uma imersão sensorial na musicalidade de Negro Leo e da cidade do Rio de Janeiro; os curtas “A maldição tropical”, de Luisa Marques e Darks Miranda (RJ); “Quando aqui”, de André Novais Oliveira (MG) e “Vando vulgo vedita”, de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires (CE).

Além deles, os longas “O quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG),  “Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE), “A vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchôa (MG), “Baronesa”, de Juliana Antunes (MG), “Kickflip”, de Lucca Filippin (SP) e “Batguano”, de Tavinho Teixeira (PB) e a sessão “Saint-Denis por Lincoln Péricles, uma cinexperiência cinematográfica em curso”, atração especial que integra o projeto do cineasta, morador do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, e artista residente em Saint-Denis. 

No dia 9 de abril, a Salle Langevin recebe, entre 18h e 20h, uma conversa especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis. A programação completa e informações sobre os debates estão disponíveis no site oficial da Mostra de Tiradentes.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.