Músico juiz-forano organiza roda gratuita no Dia Nacional do Samba

Dudu Costa é o idealizador do projeto ‘A herança noturna do samba’


Por Mafê Braga*

01/12/2025 às 15h01

IMG 20251123 WA0016 site
Roda de samba conta com a participação de cinco músicos locais (Foto: Andressa Bianchi/ Divulgação)

No Dia Nacional do Samba, esta terça-feira (2), Dudu Costa realiza uma roda com o intuito de celebrar a data, a patir das 19h, no Mercado Municipal. A atividade gratuita conta com a participação dos músicos Alice Santiago, Diogo Mineiro, Márcio Gomes e Alexandre Magno. A apresentação faz parte do projeto “A herança noturna do samba”, que celebra a essência do gênero nas dimensões da noite, ancestralidade, boemia e resistência, como conta o organizador. 

De acordo com Dudu, o samba é um legado que merece ser preservado e revivido, por ser uma história marcada pela arte, comunhão, lamento e luta. O artista convida o público a percorrer, por meio do evento, a trajetória do Brasil através das cordas e batuques que moldaram parte da música popular. Ele conta que seu repertório visita o samba desde a década de 1920, em uma época na qual o gênero estava migrando de uma condição de marginalidade e criminalização para um status cultural mais incentivado.

“Eu já estava com vontade de criar o projeto há um bom tempo, conduzir uma roda de samba em que eu pudesse trabalhar um repertório que não tem sido muito visitado. Os encontros que eu tenho visto tem flertado muito com o universo do pagode, do partido alto, aquela herança do Cacique de Ramos, um samba muitas vezes bem ‘pra cima’, que é muito legal, muito bacana, também. Apesar disso, eu tentei direcionar as obras mais para o passado, na busca de resgatar um pouco dessa parte mais tradicional e, principalmente, que ele tivesse esse discurso de resistência ligado a ancestralidade negra, que é presente na história do samba”, afirma. 

Nesse sentido, o cantor relata que a história de Juiz de Fora é indissociável com a história do samba, principalmente pelas contribuições da população negra no processo de construção material e simbólica da cidade. Dudu ainda destaca a importância do desenvolvimento das manifestações culturais para que sejam mais reconhecidas e ganhem mais espaço de atuação.

Serviço

Apresentação de Dudu Costa – Dia Nacional do Samba

Com Alice Santiago, Diogo Mineiro, Márcio Gomes e Alexandre Magno

Data: Terça-feira (2)
Horário: 19h
Local: Mercado Municipal de Juiz de Fora (Avenida Getúlio Vargas 188 – Centro)
Entrada gratuita

*Estagiária sob supervisão da editora Cecilia Itaborahy

Tópicos: samba

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.