Morte de criança por meningite em Juiz de Fora é confirmada

Secretaria da Saúde municipal estava monitorando o caso; esta é a segunda morte causada pela doença no ano


Por Elisabetta Mazocoli

31/07/2023 às 12h14- Atualizada 31/07/2023 às 17h46

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora confirmou que a meningite foi a causa da morte de uma criança na cidade, na semana passada. A pasta, que investigava o óbito, informou que a doença vitimou a menina no dia 25 de julho. Ainda conforme a SS, o caso foi confirmado com a detecção laboratorial da bactéria Neisseria Meningitides. Esta é a segunda morte causada pela doença no município neste ano. A Tribuna soube da morte suspeita pelo obituário, onde constava a idade dela: 9 anos. Segundo a pasta estadual, a menina estaria com situação vacinal completa para a idade e seria residente em Juiz de Fora, com sintomas iniciados em julho deste ano.

Conforme a Prefeitura, o Município conduziu a quimioprofilaxia em contatos íntimos. A informação é que não há casos secundários ligados ao da criança. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que estão sendo tomadas medidas para acompanhar os casos junto aos municípios e que todas as recomendações e medidas de controle estão sendo adotadas para evitar novos registros.

Essa doença é causada por bactérias, fungos ou parasitas, dependendo do caso, e envolve as membranas do sistema nervoso central. De acordo com o Ministério da Saúde, em crianças e bebês há mais chances de evolução para caso grave. Em adultos, os sintomas incluem febre, cefaléia, vômitos, prostração e sinais de irritação meníngea como rigidez de nuca, convulsões e outros.

Balanço de casos de meningite e imunização

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram notificados este ano, até a última quinta-feira (27), na abrangência da Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, seis casos de meningite, com um óbito por meningite criptoccócica até aquela data, conforme dados extraídos do Sistema de Informação por Agravo de Notificação (SINAN). Em Minas, também este ano, foram 16 notificações, com cinco óbitos confirmados também até semana passada. Em 2022, foram confirmados 60 casos de doença meningocócica em Minas Gerais, com 22 óbitos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, até a última quinta, foram imunizadas 68.481 pessoas durante a campanha de vacinação contra a meningite, voltada para maiores de 16 anos. A campanha encerrou no domingo (30), mas a vacinação faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para indivíduos de 3 a 5 meses de vida, com reforço no primeiro ano de idade. Além disso, também está disponível para adolescentes entre 11 a 14 anos.

A Secretaria reforça a importância da vacinação como forma mais eficaz de prevenção contra óbitos, internações e casos graves da doença.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X