JF investiga possível morte de criança por meningite
Vacinas contra a doença estão disponíveis até este fim de semana
Uma criança de 9 anos morreu com suspeita de meningite esta semana em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Saúde, as causas da morte ainda estão sendo investigadas. Duas pessoas foram diagnosticadas com a doença na cidade este ano, com um óbito confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais. A pasta não confirmou se o óbito refere-se ao da menina. A campanha de vacinação contra meningite está em curso, no estado, desde novembro de 2022. Após diversas ampliações, o prazo de encerramento está previsto para este domingo (30).
A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora fez um balanço da adesão à campanha na cidade, a pedido da reportagem. Conforme informações levantadas, 68.481 pessoas já se vacinaram dentro da campanha, que foi voltada para maiores de 16 anos. Os imunizantes estão sendo aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 8h30 a 10h30 e de 13h a 16h, e no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), de 8h a 16h.
“A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço ao primeiro ano de idade. Além disso, também está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos”, informou a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de nota.