Novo comboio garante abastecimento de 29 postos de Juiz de Fora
Com escolta do Exército, a operação contou com uma frota de mais de 70 veículos, incluindo pelo menos nove caminhões de distribuidoras de gás que chegaram a estabelecimentos comerciais da cidade
Um novo carregamento de combustível, gás de cozinha e alimentos chegou a Juiz de Fora, em mais uma operação de transporte organizada pela Prefeitura e forças de segurança. Com escolta do Exército, a operação com uma frota de mais de 70 veículos foi mantida mesmo após o fim da greve dos caminhoneiros que estavam parados às margens da BR-040, em Juiz de Fora. A ação teve o objetivo de garantir a tranquilidade dos motoristas do comboio ao longo do percurso, sobretudo em pontos com ameaças de retaliação dos manifestantes contra a operação, que seguiu até a Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Desta vez, 29 postos receberam combustíveis para comercialização nesta quinta-feira (31), mas, na noite de quarta, quando o comboio retornou, alguns estabelecimentos já vendiam combustível e enormes filas já eram vistas no entorno deles.
Foram abastecidos os seguintes postos: Chalé , Centercar, Sete Anões, Vip, Rodeiro, Gal, G5, Seminário, Rio Novo, Padre Café, TLP, Choferes, San Marino, Independência, Pena Branca, Jardins, Presidente Mineirão (JKV), Salvaterra, Andradas, Petrogás, Benfica, Bandeirantes, Terra Brasilis, Romualdo, Visão, Cascatinha, Jóquei e Imperador.
Gás
Segundo a Prefeitura, pelo menos nove caminhões de distribuidoras de gás chegaram a estabelecimentos comerciais da cidade. Para que os produtos sejam disponibilizados a um maior número de cidadãos, a venda deve seguir o decreto municipal de situação de emergência, que privilegia veículos de serviços essenciais e limita consumo diário de particulares a 20 litros de combustíveis e um botijão de gás de cozinha. Mais de 20 caminhões trouxeram gêneros alimentícios e itens de necessidade em geral para o abastecimento que estava comprometido na cidade.
Decreto ainda em vigor
A Prefeitura reitera que mantém neste feriado prolongado a força-tarefa de fiscalização contra os preços abusivos e para o pleno cumprimento do decreto, que será mantido nos próximos dias. “Até que tenhamos a tranquilidade de que esses itens não faltarão ao juiz-forano, o decreto permanecerá em vigor, para que o maior número possível de cidadãos tenha acesso. Isso será avaliado dia a dia, em contato permanente do comitê de crise”, explicou à assessoria de imprensa da PJF o prefeito Antônio Almas (PSDB), que destacou a integração de todas as forças públicas e o engajamento da população para que o momento crítico fosse superado no município.
A força-tarefa de plantão une os fiscais de posturas, da Vigilância Sanitária e do Procon. A PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Federal também estarão nas ruas para auxiliar na fiscalização, segurança e controle, inclusive descaracterizados. Vários canais de atendimento a denúncias da população foram disponibilizados, por meio dos telefones 3690-7610 e 3690-7611 e do aplicativo Colab, na seção Estabelecimento Irregular/Preço abusivo de combustível.
O comitê de gerenciamento de crise da Prefeitura estará novamente reunido na manhã desta quinta para avaliar o cenário local e o andamento das ações em execução.