Bombeiro de JF conta sobre trabalho desgastante em Brumadinho

Capitão integra a primeira equipe de 25 militares que se deslocou para ajudar nas buscas por vítimas


Por Tribuna

30/01/2019 às 19h00

resgate brumadinho by JUAREZ RODRIGUES EM D.A PRESS
Trabalhos seguiram nesta quarta-feira, no sexto dia de buscas (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Militar do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Juiz de Fora, capitão Acácio Tristão, está em Brumadinho, integrando a primeira equipe de 25 militares que se deslocou para aquele município, na região metropolitana de Belo Horizonte, para prestar apoio nas buscas e no salvamento das vítimas atingidas pelo rompimento da barragem. “Devido à complexidade da ocorrência, logo que chegamos, montamos uma estrutura, priorizando o resgate de vidas. Após isso, separamos as equipes e começamos a fazer as intervenções de campo. Desde o começo, a operação que vai adquirindo uma estrutura imensa e, a cada dia, vai chegando mais equipes e mais voluntários nos apoiando para que continuemos o cumprimento com êxito dessa missão”, ressaltou o capitão em conversa com o colunista de segurança pública da Rádio CBN Juiz de Fora, Renato Preste.

Ainda segundo ele, o trabalho que tem sido realizado em Brumadinho é muito desgastante, tanto para as equipes que ficam em campo quanto para as equipes que atuam na coordenação, como é o caso dele. “Temos que nos preocupar com o bem-estar da tropa, com as respostas para as pessoas, com os salvamentos, se algum militar irá se machucar, se estão se alimentando, quais as condições físicas deles. Tudo isso precisa ser observado, assim como planejamento da operação como um todo. São muitas as atividades envolvidas, e acaba virando uma megaestrutura logística e de coordenação”, avalia.

Nesta quinta-feira (31), outros 21 bombeiros militares vão partir de Juiz de Fora para ajudar nas buscas das vítimas. A viagem estava prevista para acontecer na tarde desta quarta, mas foi adiada, seguindo determinação de Belo Horizonte. Com isso, também foi transferido, inicialmente para a próxima sexta-feira (1º de fevereiro), o retorno dos 25 militares do 3º Comando Operacional de Bombeiros (COB), que completam cinco dias de empenho no desastre nesta quarta.

Tópicos: barragem

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.