Estudantes da UFJF enfrentam fila quilométrica para retirar o Passe Livre Estudantil

Após as 17h, centenas de estudantes ainda aguardavam para retirar benefício


Por Mariana de Souza*

29/04/2025 às 18h54- Atualizada 29/04/2025 às 19h56

Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) enfrentaram uma longa fila nesta terça-feira (29) para retirar os cartões do Passe Livre Estudantil. A distribuição acontece na Central de Atendimento, localizada no Centro de Vivência do campus. O horário previsto era das 10h às 17h. Mesmo após o horário de encerramento, no entanto, centenas de alunos ainda aguardavam atendimento. A Tribuna esteve no local e flagrou a longa espera, que durou até por volta das 19h30.

Beatriz de Freitas Kronemberger, de 19 anos, estudante de Rádio, TV e Internet, estava entre os últimos da fila no momento em que a reportagem esteve no local. Ela relata que, quem chega após as 17h, já não consegue mais entrar na fila. “A fila está andando, mas bem devagar.” A expectativa dela era ficar, pelo menos, mais uma hora esperando por atendimento.  

Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) informa que o alto fluxo de estudantes nesta fase inicial do período letivo e a chegada de um grande lote de cartões provocaram a superlotação. “Acreditamos que, nos próximos dias, o movimento será menor”, afirma a entidade.

Já a UFJF, por sua vez, em nota, alegrou excesso de demanda, com quatro mil cartões, como causa para as filas. “Toda a equipe da Central de Atendimento (CAT), além de bolsistas e funcionários da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF foram direcionados para para a entrega. Por meio da organização dos cartões por letra, o serviço fluiu de forma mais célere ao final da tarde desta terça-feira”.

ufjf passe livre estudantil
Alunos aguardam na fila para resgatar benefício (Foto: Felipe Couri)

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.