Páscoa deve ter redução de chuvas e aumento da temperatura em Juiz de Fora

Enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul reduz chuvas e eleva temperatura a casa dos 27 graus


Por Mariana Floriano

28/03/2024 às 18h13

O feriado de Páscoa em Juiz de Fora deve ser marcado pela redução das chuvas e aumento gradual da temperatura. Os últimos dias na cidade foram influenciados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCas) que tem como característica a manutenção do tempo nublado e as chuvas constantes. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir do fim de semana a ZCas começa a perder força e, com isso, o tempo tende a ficar menos instável.

Até lá as condições atmosféricas estão favoráveis à ocorrência de chuvas intensas na Zona da Mata. Um alerta amarelo do Inmet aponta para o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros, acompanhada de rajadas de vento ocasionais. O aviso foi publicado nesta quinta (28) e é válido ao longo de sexta-feira (29).  

Com a redução das chuvas a temperatura deve subir gradualmente. Nesta quinta, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a máxima foi de apenas 20,8 graus, com mínima de 18,1. Os números foram aferidos pelos aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet. 

Na sexta a previsão é que a máxima fique em 22 graus e a mínima, 18. O céu fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

É no fim de semana que será possível observar uma mudança maior na temperatura. Entre sábado (30) e domingo (31) a máxima varia de 27 a 26 graus, com mínima na casa dos 18. Há previsão de chuva isolada para ambos os dias, mas na Páscoa, celebrada no domingo, a chance de chuva é ainda menor. Com isso, o juiz-forano tem chance de comemorar o feriado em um dia com tempo firme, temperatura amena e céu parcialmente nublado. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.