Iniciativa recolhe lixo eletrônico na praça do Bom Pastor neste sábado

Conforme a Prefeitura, campanha será realizada todos os meses em bairros diferentes; descarte também pode ser feito por solicitação à empresa E-Ambiental


Por Tribuna

27/11/2021 às 14h59

Lixo eletronico 4 fernando priamo scaled e1638035928983
Praça do Bom Pastor foi ponto de coleta neste sábado em Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo)

Entre a manhã e a tarde deste sábado (27), a Praça Poeta Daltemar Lima, no Bairro Bom Pastor, Zona Sul de Juiz de Fora, foi ponto de recolhimento de lixo eletrônico. Uma tenda para a coleta deste tipo de descarte funcionou no local até as 15h, recebendo equipamentos eletrônicos sem uso, como baterias, pilhas, carregadores, cabos, controles remotos, lâmpadas, CDs, computadores, televisões e outros dispositivos.

A ação foi organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a empresa E-Ambiental. Neste sábado, a iniciativa também contou com o apoio da Associação Amigos das Comunidades. “A campanha trabalha com o intuito de recolher a maior quantidade de lixo eletrônico que a gente conseguir. Estamos passando por uma situação do mundo na qual se não dermos a destinação correta para esse lixo, vamos sofrer as consequências. É também um trabalho de conscientização”, afirma Mikaela Avelino Ferreira, voluntária da associação.

A PJF reforçou que o grande volume de lixo eletrônico é uma das preocupações da causa ambiental, “já que os materiais apresentam grande concentração de metais pesados”. “Com o objetivo de reduzir o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente, todo mês será realizada campanha de recolhimento de lixo eletrônico em um bairro diferente da cidade”, afirmou o Município.

A Prefeitura informou ainda que, para fazer o descarte de forma adequada, a população pode deixar lixos eletrônicos de pequeno porte em pontos de recolhimento da E-Ambiental, como os localizados no Alameda Shopping, no Shopping Santa Cruz ou na Soul Academia (no subsolo do Bahamas São Vicente). Além disso, mediante taxa que varia de R$ 5 a R$ 10, a empresa realiza recolhimento em residências. O agendamento pode ser feito pelo Disque Coleta no telefone (32) 3235-5769 ou via WhatsApp pelo (32) 98870-5022. O material recolhido é destinado à reciclagem ou ao descarte adequado.

A voluntária Mikaela reforçou que quem precisar descartar material eletrônico também pode procurar a Associação Amigos das Comunidades. “Recolhemos qualquer tipo de descarte eletrônico. Aceitamos também doações de roupa para a associação, porque existem muitas pessoas que passam por situações complicadas. Então, recebemos e direcionamos essas doações”, explicou. O contato da associação é o (32)3216-3902.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.