Equipe da UFJF é campeã em competição de baja

Estudantes também conquistaram o 4° lugar em aceleração e 6° em tração no desafio que reuniu universidades de todo o país


Por Tribuna

27/02/2019 às 20h32

A 25° Competição Baja SAE Brasil rendeu uma conquista inédita aos alunos da equipe de competição Rampage Baja, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que participaram pela primeira vez das provas dinâmicas. Além do título no desafio de Velocidade Máxima, a equipe faturou o 4° lugar em aceleração e 6° em tração. A competição reuniu 87 carros de todo o Brasil em uma só cidade, São José dos Campos (SP), entre os dias 20 a 24 de fevereiro. O desafio tem o objetivo de incentivar alunos de Engenharia a apresentarem, em competições entre equipes, os projetos desenvolvidos em suas universidades, promovendo o avanço na área e proporcionando experiência técnico-científica aos graduandos.

Para a equipe, o trabalho é uma oportunidade de garantir destaque para a universidade e, consequentemente, mais investimento no projeto de pesquisa e desenvolvimento de protótipos de destaque nacional. A equipe também disputou a modalidade de enduro, circuito automobilístico de terreno extremamente acidentado, onde são consideradas a quantidade de voltas dadas pelo carro e o tempo gasto pelas equipes com o objetivo de avaliar a eficiência, a robustez e a agilidade do protótipo. Nesta prova a Rampage enfrentou dificuldades e terminou na 44ª posição.

baja ufjf
Equipe Rampage Baja reúne alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica da UFJF (Foto: Divulgação/UFJF)

O nome Rampage Baja foi pensado em alusão à Ram, espécie de bode natural do deserto de Baja, localizado na Califórnia (EUA), onde surgiram os carros modificados que originaram o Baja SAE. A equipe da UFJF é composta atualmente por 20 estudantes, em sua maioria, dos cursos Engenharia Mecânica e Elétrica. O projeto também disponibiliza vagas para colaboração de alunos dos cursos de Ciências Contábeis; Economia; Artes e Design; Comunicação; Direito; Administração; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental e Sanitária, entre outros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.