Alunos do Clorindo Burnier elaboram game educativo sobre a 2ยช Guerra Mundial
O game รฉ fruto da participaรงรฃo dos alunos no jogo “A Armadilha de Medeia”
Hรก quem torรงa o nariz para a eficรกcia dos games como ferramenta de aprendizagem para crianรงas e adolescentes. Acontece que, para prender a atenรงรฃo dessa geraรงรฃo que jรก nasceu tecnolรณgica, รฉ preciso investir em alternativas que cumprem o seu papel pedagรณgico de outra forma. ร com esse objetivo que um grupo de alunos da Escola Estadual Clorindo Burnier, na Zona Norte de Juiz de Fora, estรก empenhado em colocar em prรกtica o projeto educacional “Thoth Games”, um jogo que convida os estudantes a testarem seus conhecimentos em histรณria, sobretudo sobre a 2ยช Guerra Mundial. O game รฉ fruto da participaรงรฃo dos alunos no jogo “A Armadilha de Medeia”, voltado para a aquisiรงรฃo de conhecimento por meio do entretenimento, estimulando ideias inovadoras, pesquisa, trabalho em equipe e criatividade, lanรงado em maio deste ano pela Multi Inteligรชncia Coletiva, uma startup de Campinas (SP).
Na primeira etapa do game, que reuniu 217 estudantes de todo o paรญs, a meta era evitar catรกstrofes futuras, que misturavam ficรงรฃo e realidade. A equipe juiz-forana, batizada de The Boyolers, foi se destacando e colecionando prรชmios a cada fase vencida, como camisetas, mochilas, chaveiros e atรฉ skates. Diante dos bons resultados, o The Boyolers conseguiu se classificar para a segunda etapa, onde competiu com outras 12 equipes finalistas. A parte final do game reservou um novo desafio: desenvolver um jogo educativo, com direito a plano de negรณcios, a ser avaliado por especialistas do Brasil, dos EUA e da Austrรกlia. “Essa etapa trouxe novidades para todos nรณs, pois tivemos que trabalhar com empreendedorismo. Pensamos em algo que pudesse mudar a forma de aprender dentro da escola e chamar a atenรงรฃo de mais pessoas. Baseamos o Thoth Games em experiรชncias que tivemos ao jogar e aprender ao mesmo tempo. Pensamos: se funciona pra mim, por que nรฃo funcionaria para outras pessoas?”, destaca o estudante Moisรฉs Josรฉ de Oliveira, integrante da equipe.
A meta da equipe, agora, รฉ tirar o game do papel e participar da segunda temporada da competiรงรฃo, que acontece neste mรชs. “A criaรงรฃo de um jogo independente รฉ muito complicada, pois depende da atenรงรฃo de todos nรณs. Vai dar um certo trabalho, mas a nossa equipe conta com bons elementos. Temos um programador, um ilustrador e quem cuida da imagem e do som”, diz Moisรฉs. No futuro, e se conseguirem algum tipo de patrocรญnio, o grupo pretende criar outros jogos que envolvam outras disciplinas escolares. “A forma de ensino nas escolas รฉ maรงante. Por isso, queremos fazer algo diferente, criando um mรฉtodo de ensino que possa melhorar a aprendizagem. ร um projeto de aluno para aluno que visa a integraรงรฃo dos colegas em algo muito maior. Queremos reunir alunos do ensino mรฉdio e do fundamental para que possam aprender juntos e ensinar as pessoas a criarem esses tipos de jogos em atividades extracurriculares dentro da escola”, pontua.
Alรฉm de Moisรฉs, a equipe รฉ formada por outros quatro alunos da escola que cursam o 9ยบ ano do ensino fundamental e os trรชs anos do ensino mรฉdio. Para a diretora do Clorindo Burnier, Virgรญnia Queiroz, a uniรฃo de alunos de turmas diferentes sรณ vem para somar para a escola e para o projeto. “Tudo tem relaรงรฃo com a linguagem, e ela ajuda a quebrar barreiras. Estamos imersos em tecnologia 24 horas por dia, e a educaรงรฃo nรฃo pode ficar para trรกs. Temos que acompanhar todos os avanรงos e proporcionar aos alunos formas mais prazerosas e lรบdicas de aprender sem perder o conteรบdo. Quando temos um projeto como este na escola, executado pelos nossos prรณprios alunos, percebemos que estamos no caminho certo”, finaliza.