Covid-19: Juiz de Fora retorna para a faixa vermelha
Anúncio foi feito na noite desta segunda por conta de piora de indicadores; novas regras valem a partir desta terça
A Prefeitura de Juiz de Fora informou, no início da noite desta segunda-feira (24), que a cidade vai regredir para a faixa vermelha do programa Juiz de Fora pela Vida a partir desta terça-feira. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação Pública da PJF, Márcio Guerra, em vídeo publicado nas redes sociais do Município. As notas técnicas com os detalhes da decisão ainda não foram publicadas.
“Esse retorno se dá em função do aumento da taxa de retransmissão do vírus, nos últimos dias, na cidade. Isso sinaliza um risco no aumento da taxa de ocupação dos equipamentos de saúde. A Prefeitura reafirma seu pedido para que a população continue tomando os cuidados já conhecidos, inclusive, as pessoas que já tomaram a primeira e segunda dose da vacina. Os protocolos estabelecidos pela faixa vermelha voltam a ser praticados a partir desta terça-feira”, afirmou Márcio Guerra.
Há uma semana, a cidade havia avançado para a faixa laranja dos protocolos municipais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, aumentando a flexibilização do funcionamento do setor produtivo, como o comércio e os serviços. Com a mudança na classificação, ficou permitida, por exemplo, a retomada do consumo interno em bares, que volta a ser proibida com o retorno à faixa vermelha.
O regresso para a faixa vermelha deve significar um recrudescimento de regras como o limite máximo de pessoas dentro dos estabelecimentos de prestação de serviços e comércio na cidade. No caso de restaurantes, por exemplo, o modelo de autosserviço deve voltar a ser vetado.
Também deve ser revisto o limite de público para a realização de eventos, que só poderão acontecer com capacidade máxima de 40 pessoas, mais 20% de staff, e limite de uma pessoa por quatro metros quadrados, desde que não ultrapasse 30% da capacidade do espaço. As regras valem para encontros científicos, corporativos e outros de natureza comercial que podem ocorrer, desde que sejam interditadas pistas de dança e shows.
Assim como na faixa laranja, as atividades esportivas coletivas não são permitidas. Já os clubes podem funcionar de segunda a sexta, e a prática de atividades físicas, como tênis e peteca, são permitidas com uma pessoa por lado na quadra. Outras atividades como futevôlei também podem ser realizadas na modalidade de treinamento, desde que respeitado o protocolo de uma pessoa por lado da quadra. Por fim, os cursos livres voltam a ter autorização de cinco alunos por aula, respeitando o distanciamento mínimo de três metros entre os alunos.
Segundo a Prefeitura, a decisão foi “baseada em um conjunto de indicadores proposto pelo guia orientador publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A publicação classifica o Município em risco alto.”
Tópicos: coronavírus