Comissão de Segurança vai percorrer unidades prisionais
A Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Juiz de Fora fará, nesta quinta-feira (26), visitas às unidades prisionais da cidade. Além dos membros da comissão, confirmaram presença a Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação de Servidores do Sistema Socioeducativo e Prisional de Juiz de Fora. Foram oficiados das visitas também a Vara de Execuções Criminais e a Vara da Infância e da Juventude.
De acordo com o presidente da Comissão de Segurança do Legislativo, sargento Mello Casal, o roteiro terá início às 9h, na Central de Escolta dos agentes penitenciários, no Bairro Vitorino Braga, Zona Leste. De lá, os envolvidos seguem para o Ceresp, no Linhares. Em seguida, irão para a Penitenciária José Edson Cavalieri e, depois, visitam a Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires. Ainda pela manhã, acontece visita ao Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa.
Às 14h, o grupo irá à Casa do Albergado, no Centro. A última visita será no Centro Socioeducativo Santa Lúcia, no Bairro Santa Lúcia, Zona Norte. Após esta etapa, a Comissão de Segurança irá elaborar um relatório sobre a situação encontrada em cada local e enviá-lo a autoridades estaduais e municipais. Dentre os itens a serem analisados estarão questões como situação de trabalho de agentes, segurança e superlotação das unidades e condições de alocação dos presos. A partir das visitas, um relatório será elaborado e enviado para autoridades locais e estaduais. O objetivo é buscar melhorias para o sistema prisional de Juiz de Fora.
A medida foi tomada após o registro de dois tumultos: no Ceresp e na Penitenciária José Edson Cavalieri, no último dia 16. O vereador Charlles Evangelista (PP), integrante da Comissão de Segurança da Câmara, disse que a principal preocupação é “evitar em Juiz de Fora o que vem acontecendo em outros presídios do Brasil”.