Calor no último dia de primavera em JF


Por Juliana Netto

21/12/2015 às 09h39- Atualizada 21/12/2015 às 13h49

tempoa-olavo-2
Previsão é de segunda com céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas (Foto: Olavo Prazeres)

Mesmo com início marcado somente para às 2h48 da próxima madrugada, a segunda-feira (21) já terá cara de verão em Juiz de Fora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último dia de primavera pode ter termômetros na casa dos 30 graus na cidade. No sábado, a máxima chegou a 32,2 graus e, no domingo, 29,2 graus.

Conforme  o serviço de meteorologia, a intensificação das áreas de instabilidade atmosférica, reforçadas pela passagem de uma frente fria no litoral de São Paulo, mantém as chances de chuvas localizadas, por vezes fortes e acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, especialmente, sobre as regiões sul e oeste de Minas Gerais. Também há possibilidade de pancadas em áreas isoladas da Zona da Mata, inclusive em Juiz de Fora.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, a média de chuva registrada no fim de semana na cidade foi de 7,8 milímetros. São Mateus, na Zona Sul, e Chapéu D’uvas, na Zona Norte, foram as regiões de maior acúmulo, com 37,14 e 28,19 milímetros, respectivamente. Nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil.

A Cesama ainda não informou o nível dos mananciais nesta segunda-feira.

Verão sob efeito do El Niño

Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a próxima estação deverá ser marcada por chuvas mais frequentes, sobretudo em forma de pancadas. “Devido à atuação do El Niño (fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico), é menos provável termos dias de chuvas consecutivas, como visto em alguns verões. A distribuição será mais irregular, com volume considerável de chuva em alguns momentos, em formas de pancadas”, explica. “Em relação às temperaturas, por conta de menos nuvens no céu, espera-se uma maior incidência da radiação solar e, por conta disso, dias mais quentes. No entanto, não há uma previsão do quanto isso afetará quantitativamente nos termômetros”, conclui.

Conforme o instituto, a média história de chuva para os meses janeiro, fevereiro e março em Juiz de Fora é de 715,5 milímetros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.