INSS garante ter resolvido falha na Agência Riachuelo
Problema em equipamento deixou os sistemas inoperantes na semana passada, causando transtornos a usuários
Após reclamações de usuários sobre problemas no atendimento na Agência Riachuelo do INSS, situada na Avenida dos Andradas, região central de Juiz de Fora, a Superintendência Regional do INSS admitiu falha em um equipamento, que deixou os sistemas inoperantes na semana passada. “A equipe de manutenção foi acionada, e a situação se encontra normalizada”, garantiu o órgão, na última terça-feira (17).
A Tribuna recebeu informações de que a situação teria causado muito transtorno, porque mesmo pessoas com atendimentos agendados tiveram que voltar para casa, e muitas delas perderam a viagem, pois seriam residentes de outros municípios da região. “Na semana passada, a rede da Agência Riachuelo foi impactada por um problema técnico”, explicou o INSS, acrescentando que as perícias médicas e os serviços administrativos que estavam agendados e não foram realizados foram remarcados para a data mais próxima.
Neste fim de ano, as unidades do INSS irão funcionar especialmente até às 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechadas nos feriados nacionais dos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (ano novo). O atendimento permanece normal nas demais datas.
INSS afirma fazer mutirões para agilizar pedidos
A Tribuna também recebeu denúncias sobre a demora do INSS para concluir análises relacionadas a perícias, pagamentos de resíduos de benefícios, acertos de vínculos e remunerações.
Com relação à demora na conclusão das tarefas, o INSS afirma que tem adotado medidas para agilizar a análise dos pedidos. Uma delas é a digitalização dos processos, permitindo que atestados médicos sejam enviados on-line (Atestmed). Mutirões de atendimento também têm sido realizados com o intuito de acelerar a análise de pedidos acumulados.
Ainda conforme a Superintendência Regional, o INSS está contratando novos servidores, viabilizando o “reforço do quadro de pessoal para atender a demanda e a realocação de servidores para as áreas mais críticas”.
Outra iniciativa é a simplificação de procedimentos: “Redução da burocracia e exigência de menos documentos para facilitar a concessão de benefícios.” Ainda buscando a redução dos prazos, a meta do INSS é analisar pedidos em até 30 dias, para casos administrativos, e em até 45 dias, para os casos que exigem perícia médica. “A prorrogação do programa de enfrentamento à fila, até o final de 2024, reflete o esforço contínuo para reduzir esses números.”
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