Defesa Civil interdita preventivamente 18 casas no Bairro Santa Luzia

De acordo com a pasta, medida preventiva foi tomada por causa de excesso de entulhos na encosta


Por Tribuna

18/09/2021 às 16h12

1709 def civil orozimbo 170745
Conforme a Defesa Civil, há muito entulho acumulado na encosta, agravando o problema que, em 2020, resultou em um desabamento de muro (Foto: Divulgação/PJF)

A Defesa Civil de Juiz de Fora interditou 15 imóveis na Rua José Orozimbo de Oliveira, no Bairro Santa Luzia, Zona Sul da cidade. Conforme a pasta, a decisão, tomada em caráter preventivo, deve-se ao excesso de entulhos despejados irregularmente na encosta da via. Ainda conforme o órgão, nas últimas vistorias, foi constado grande aumento da quantidade de detritos acumulados de forma irregular, o que teria propiciado a evolução de trincas e deformações.

Diante da situação, foram interditadas 15 casas na Rua José Orozimbo de Oliveira e outras três na Rua José Nicodemos da Silveira. Conforme a PJF, todas as famílias que tiveram imóveis interditados estão sendo atendidas pela equipe de Serviço Social da Defesa Civil e as que estiverem dentro dos critérios serão encaminhadas para receber o auxílio moradia.

Em janeiro do ano passado, uma encosta cedeu na Rua José Orozimbo, resultando no desabamento de um muro de contenção e, por isso, o local é constantemente monitorado pela equipe da Defesa Civil. Segundo a pasta, algumas medidas foram tomadas com o intuito de amenizar o risco, como a instalação de lona vinílica e leira para desviar as águas pluviais da encosta. Além disso, vistorias preventivas são feitas pelo menos uma vez por mês.

Obras de contenção

Ainda de acordo com a prefeitura, parte do recurso oriundo do acordo entre o estado e a Vale, referente à reparação dos danos causados pela mineradora na região Metropolitana de Belo Horizonte, será destinada para os trabalhos de reparo no local.

O projeto de intervenção prevê a construção de muros de contenção nas áreas que estão com riscos iminentes de deslizamentos e já está em fase de elaboração. O termo de referência será enviado até o fim deste mês para análise da PJF. Em seguida, será realizada contratação da empresa que executará a obra.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.