Viçosa reforça vacinação contra gripe em todas as UBSs nesta sexta


Por Guilherme Arêas

18/05/2017 às 07h18

Termina no próximo dia 26 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe e, em Viçosa, apenas 67% do público alvo foi vacinado. A meta do município é alcançar pelo menos 90% do público, o que corresponde a 13.905 pessoas. No intuito de facilitar o aceso à vacina e aumentar a taxa de vacinação, a secretaria de Saúde da cidade realiza um dia “D” extra nesta sexta-feira (19). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e a Policlínica do Centro oferecerão a vacina das 8h às 15h.

Segundo a coordenadora do setor de Imunizações e Campanhas, Luciane Moreira, o balanço parcial da vacinação aponta que o grupo das crianças e gestantes possuem os menores índices de procura. Apenas 46,8% das crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos foram levadas para tomar a vacina, e entre as gestantes apenas 46,27% já se vacinaram.

A porcentagem de procura da vacina no grupo dos idosos e mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) está em torno de 70% e o grupo de trabalhadores da saúde em 90%.

Luciane ressaltou a importância da vacina, que reduz as complicações que podem produzir internações e casos graves da doença. Segundo dados de estudos divulgados pelo Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.