Últimos dias para se vacinar contra meningite em Juiz de Fora
Imunização para público ampliado segue até 30 de abril na cidade
A campanha de vacinação contra a meningite C está entrando em sua fase final. A aplicação do imunizante acontece até dia 30 de abril em Minas Gerais. Podem receber as doses da vacina Meningocócica C as pessoas com mais de 16 anos, trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade, profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais e os estudantes universitários (sem limite de idade).
Em Juiz de Fora, as doses são aplicadas para todo o público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h. Adolescentes com idades entre 16 e 18 anos também podem se vacinar no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 14h. A dose pode ser recebida conjuntamente com a vacina contra a Covid-19 sem qualquer tipo de problema.
Crianças e adolescentes
O público-alvo da vacinação contra a meningite foi ampliado em novembro do ano passado. Porém, o Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre elas. Depois, há um reforço quando a criança completa 1 ano. Adolescentes de 11 e 12 anos recebem uma dose da vacina Meningocócica ACWY.
Recentemente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a disponibilizar a vacina meningocócica C também para crianças de até 10 anos não vacinadas e para trabalhadores da saúde. A vacina meningocócica ACWY também já vinha sendo ofertada para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, crianças menores de 1 ano têm maior risco de adoecer com a meningite. Por outro lado, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Bactéria
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), caracterizando-se por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A principal forma de prevenir a doença é através da vacinação. Como destacado pela pasta, as vacinas são seguras e eficazes.
Ainda conforme a secretaria estadual, o sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, por isso a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo PNI.