Juiz de Fora está entre as 28 cidades do país com alistamento feminino voluntário; confira lista

Somente três cidades de Minas Gerais oferecem vagas para interessadas em se alistar nas forças armadas


Por Pâmela Costa

16/12/2024 às 10h31- Atualizada 16/12/2024 às 10h35

O Exército Brasileiro divulgou a lista das cidades que terão vaga para alistamento feminino voluntário. De acordo com o comunicado, Juiz de Fora está entre os 28 municípios de todo o país que estão com postos abertos para as recrutas que serão incorporadas em 2026 e cumprirão 12 meses de serviço militar. O serviço pode ser prorrogado por até oito anos, caso a militar e as Forças Armadas tenham interesse.

Com o objetivo de aumentar a participação feminina no serviço, que corresponde a – cerca de 10% de todo o efetivo –  vão ser ofertadas 1,5 mil vagas para os municípios e o Distrito Federal.  As mulheres que forem selecionadas poderão optar por Exército, Marinha ou Aeronáutica, de acordo com aptidão e disponibilidade de vagas.

Como participar

As interessadas podem se alistar on-line pelo canal alistamento.eb.mil.br, ou pessoalmente, na Junta de Serviço Militar da cidade que está oferecendo as vagas. 

As candidatas que residam nas cidades mencionadas, contempladas no Plano Geral de Convocação (segue a lista abaixo), já podem se inscrever desde que completem 18 anos em 2025 (ou seja, nascidas em 2007).

É necessário ter em mãos certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto – como carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Em Minas Gerais, somente três cidades têm o chamamento: Belo Horizonte, a capital mineira; Lagoa Santa; e Juiz de Fora.

Confira a lista de cidades com vagas

Águas Lindas de Goiás (GO)

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

Brasília (DF)

Campo Grande (MS)

Canoas (RS)

Cidade Ocidental (GO)

Corumbá (MS)

Curitiba (PR)

Florianópolis (SC)

Formosa (GO)

Fortaleza (CE)

Guaratinguetá (SP)

Juiz de Fora (MG)

Ladário (MS)

Lagoa Santa (MG)

Luziânia (GO)

Manaus (AM)

Novo Gama (GO)

Pirassununga (SP)

Planaltina (GO)

Porto Alegre (RS)

Recife (PE)

Rio de Janeiro (RJ)

Salvador (BA)

Santa Maria (RS)

Santo Antônio do Descoberto (GO)

São Paulo (SP)

Valparaíso de Goiás (GO)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.